27 maio 2010

Diferença entre um GNR e um socialista

Um homem, voando de balão, dá conta de que está perdido. Avista um GNR, aproxima-se dele e pergunta-lhe:

- Pode ajudar-me? Fiquei de me encontrar às duas da tarde com um amigo, já estou meia hora atrasado e não sei onde estou.
- Claro que sim! - responde-lhe o guarda - O senhor está num balão, a 20 metros de altura, algures entre as latitudes de 40 e 43 graus norte e as longitudes 7 e 9 graus oeste.

- Você é da GNR, não é?

- Sou sim senhor! Como foi que adivinhou?

- Muito fácil: porque o que me disse está tecnicamente correcto mas é inútil na prática. Continuo perdido e vou chegar tarde ao encontro porque não sei o que fazer com a sua informação...

- Ah! Então você é socialista!

- Sou! Como descobriu?

- Muito fácil: porque você não sabe onde está nem para onde vai, assumiu um compromisso que não vai poder cumprir e está à espera de que alguém lhe resolva o problema. Com efeito, está exactamente na mesma situação em que estava antes de me encontrar só que agora, por uma estranha razão, a culpa é minha!...

09 maio 2010

Dia da Europa - 9 de Maio


Hoje celebra-se o dia da Europa. Um dia em que a Democracia seguramente revela toda a sua importância na construção de um Planeta mais correcto, partilhado e equitativo. A Democracia é a arma dos poderosos, possuindo uma força inigualável comparativamente a outras tipologias de pensamento. Desta forma, agradeço a todos os cidadãos Europeus, sem desmérito de nenhum, pela constante unificação do pensamento Europeu.


Viva a Europa, viva a Democracia.

Um bem haja,

Marco Dias Rodrigues

01 maio 2010

JSD Distrital cria “universidade móvel descentralizada”


A militância de jovens com idade inferior a 18 anos é, para a Juventude Social Democrata (JSD), um “vector crucial” no desenvolvimento político do distrito. Nesse sentido, a Comissão Política Distrital, liderada por Nataniel Araújo, levará a cabo, este mês, várias acções juntos das escolas locais...
...de forma a motivar os jovens para esta realidade. Será uma espécie de “universidade móvel descentralizada” que terá início na Escola Camilo Castelo Branco, em Vila Real.

“A formação ‘sub 18’ é um vector que há muito tempo estava a ser trabalhado. Está em vista a renovação dos quadros da JSD, começando por inovar a forma de fazer política no distrito. Por isso, intitulamos esta acção de ‘Projecto Tangerina’ onde serão seleccionados formadores distritais que se deslocarão aos catorze concelho do distrito. A nossa missão não é influenciar os jovens a ingressar na JSD, mas sim estimular a participação política. Se ingressarem na nossa estrutura temos duas vitórias, se ingressarem em qualquer outra, depois da nossa intervenção, teremos uma”, esclareceu o líder da “Jota”.

Assim, esta iniciativa estará a cargo de um Gabinete de Formação, que será dividido em três entidades: Bolsa de Formadores, Mediateca de formação e Fórum.

Um exemplo da militância juvenil é o Francisco Saavedra, de apenas 14 anos. Frequenta o 9º ano na Escola Secundária São Pedro e desde pequeno que acompanha as campanhas eleitorais. “Sempre tive vontade de participar activamente na política e tenho perspectivas de seguir este caminho. Esta formação é, por isso, importante para nos despertar o sentido crítico e perceber que a politica é determinante na democracia”, disse.

Este “projecto ambicioso” irá mobilizar cerca de 1500 jovens e terá o apoio do presidente da Comissão Política Nacional do PSD, Pedro Passos Coelho.

No próximo dia 9 de Maio a “Jota” distrital irá reunir com vários dirigentes nacionais, de forma a entregar a cada concelhia um “kit de formação” indispensável para a realização desta iniciativa. A JSD, no distrito, trabalha já com praticamente todas as catorze concelhias e conta com, aproximadamente, 1200 militantes, a maioria com mais de dezoito anos.


In Notícias de Vila Real