03 novembro 2008

Nova forma de fazer politica




Fiquei agradavelmente surpreendido quando tomei conhecimento da forma como estava a ser planeado o proximo congresso da JSD, a 28, 29 e 30 de novembro em Penafiel. Dedicar o primeiro dia de trabalhos á elaboração de grupos de trabalho tematicos ajuda á melhor discussão e aprofundamento de diversos temas que de outra maneira passariam ao lado da discussão. Permite que os diversos participantes possam contribuir naquelas áreas em que sentem poder ser mais uteis e permite que se possa discutir algo mais para alem de quem apoia quem.

Sai a ganhar quem participe no congresso, a JSD e a politica Portuguesa com este novo modelo.

Esperemos agora que no partido saibam ler bem a forma como correrá esta experiencia, e dai tirarem as devidas ilações. Porque se mais vezes fosse seguida a forma de fazer politica desta JSD se calhar algumas coisas tariam bem melhor. Mas isso é assunto para outra altura

3 comentários:

João Paulo Torres disse...

Caro João,
não pude deixar de num primeiro momento felicitar o novo modelo de congresso. Contudo, algumas interrogações me têm surgido nos últimos dias, entre elas a eventual utilidade dos temas propostos na ficha de inscrição, não pela pertinência dos temas, mas sim pelo futuro que lhes poderá ser dado.
Serão aqueles temas o futuro da JSD? Dignos de uma moção global que os integre? Serão aqueles temas os nucleares do projecto político do futuro presidente da JSD? Tenho as minhas dúvidas.
Que os participantes ficarão a ganhar não tenho dúvidas, pelo menos talvez tirem algum real proveito... por outro lado, o Congresso enquanto tal perde uns pontos em meu modesto entender. É que em boa verdade, as intervenções em prol da oratória tinham a sua piada, mesmo para aqueles que apenas participam como observadores. E por falar em observadores... haverá alguém disposto a pagar 55 euros para assistir unicamente a abertura e encerramento? Que é feito das inscrições sem alojamento incluído? Pequeno detalhe quando não observado à luz dos 7% de desempregados e ás eventuais remunerações de miséria que aufere a generalidade dos nossos jotas.

Quanto ao resto: que seja um bom e produtivo congresso, pela JSD e acima de tudo pelos Jovens Portugueses.

Rui Rodrigues disse...

"Porque se mais vezes fosse seguida a forma de fazer politica desta JSD se calhar algumas coisas tariam bem melhor".

Inteiramente de acordo.
Desta JSD dizes tu e muito bem.
Porque é uma JSD adulta,consciente dos problemas da juventude e responsável na forma de fazer política.
Mas também porque tem no Pedro Rodrigues um presidente com profissão e carreira profissional,que não está dependente da JSD para viver,nem de ser deputado para ter carreira politica.
Nesse aspecto vcreio que a JSD é um grande exemplo.
Que desde Jorge Moreira da Silva não se via.
Porque Pedro Duarte é o triste espectáculo de carreirismo a que se assiste,Jorge Nuno Sá tinha qualidades mas perdeu-se depressa por acreditar em alguns traisdores que o rodeavam e Daniel Fangueiro foi um triste erro de casting.
Acredito que Pedro Rodrigues poderá ser o primeiro presidente da JSD desde Pedro Passos Coelho a ter uma trajectória política própria e de dimensão nacional.Porque a JSD está ssim e deixou de estar como esteve nos tempos de P.Duarte, Jorge Nuno e D.Fangueiro.

João Carvalho disse...

Caro João Paulo Torres:
conparo as tuas procupações quanto aos observadores e inscrições. Este modelo contem de facto algumas falhas, mas é sem duvida um grande passo no caminho certo. Mas sem duvida que se deve trabalhar para o seu aperfeiçoamento.
Caro Rui Rodrigues:
eu própio não teria dito melhor. Subscrevo inteiramente as tuas palavras.