06 dezembro 2008

Estranha forma de Pensare!!

Aqui há uns tempos, aquando do convite para participar no PENSARE, longe estaria eu de pensar que este espaço viesse a permitir pensamento tão... vou omitir a expressão sob pena de descer o nível ao nível daquele que hoje repudio.

Na minha terra, esta que tem por característica ser o único concelho do distrito de Braga com linha de costa, há um ditado que diz "quem tem telhados de vidro não deve atirar pedras", e assim, não posso deixar que aqui se "julguem" pessoas só por serem filhos de X ou Y, já que, com conhecimento de causa posso afirmar, que muita gente anda por aí a viver á sombra da paternidade.

Além disso, ou somos democratas ou não somos democratas! Quem não é democrata não pode nunca usar as cores Sociais Democratas para fazer afirmações públicas qualquer que seja o teor das mesmas. Contudo, os democratas, aceitam como expressão de convicções o voto livre, esclarecido e secreto.
E foi esse voto SECRETO que elegeu uma das pessoas visadas aqui com um post que em nada contribui para o Blog que aqui queremos criar.
E se alguns, filhos de quem quer que seja, vão a votos e como tal se sujeitam a ganhar ou perder, outros há cujo único talento conhecido é criticar, mas na hora de dar a cara e ir a votos... é vê-los ao longe!
Alguns há que são eternos candidatos em potência, quiçá armas secretas enferrujadas, ou até mesmo "inutilidades pontuais".
Foi algures por aí referido uma conotação de um Presidente Distrital do PSD ao um Presidente Distrital da JSD, o que muitos esquecem é que foi o mesmo Presidente Distrital do PSD também apoiante do anterior Presidente Distrital da JSD!!
Ora, com a legitimidade que me confere a experiência nas idas a votos com muitos companheiros diferents e o facto de ser filho de um honroso homem que nunca viveu da política nem lá próximo, e que se desloca por esse país num modesto mas digno Toyota, quero aqui apenas frisar que o PENSARE para o qual fui convidado não é um blog de ajustes de contas, essas ajustam-se nas urnas - para quem acreditar que tem valor para lá ir disputar o que quer que seja!
Repudio sempre qualquer comentário infeliz de pessoas que não vão a votos sejam elas quem forem! Se são tão bons e credíveis porque não disputam eleições? Porque vivem eternamente com desejos de "ser candidato"?.... Ou será que "potenciais lideranças" dessas pessoas não passam de vãs excitações que se esvaem em masturbações bloguísticas de crítica pela crítica? 

Caros Amigos e companheiros, o PENSARE deve ser algo mais!
Quem se auto-proclame "Bom" que faça um favor à estrutura: Vá a votos!! Ao invés de aparecerem apenas em eleições internas tentanto cobrar tudo de todos... 
Alguns de nós andam cá há pouco tempo, mas há tempo suficiente para ter estado em batalhas duras, em batalhas ganhas e em batalhas perdidas, há tempo suficiente para já ter visto muitos pais e filhos entrarem e sairem das lides políticas do nosso partido quando lhes convém e há tempo suficiente para conhecer o suficiente do percurso de cada um daqueles com quem trabalhamos de perto para saber o valor das pessoas por detrás dos nomes.

Eu não tenho vergonha das minhas origens e certamente muitos de vocês também não, agora... a critica directa e pessoal.. não dignifica em nada o blog que queremos construir!
Leiam bem os vossos apelidos antes de colocarem posts... afinal... um dia desses alguém vai tentar ofuscar o vosso valor e empenho com o vosso nome de família. É pena que assim seja!

Como democrata que sou, acredito no voto!

6 comentários:

Rui Badana disse...

ora nem mais....

Unknown disse...

realmente gostava de pedir que não se viesse para aqui fazer ataques pessoais a colegas nossos! ainda se for ao pseudo eng. até pode ser! agora aproveitar o blog para faltas de respeito... quando há um post de discussão poucos comentários há e para atacar uma pessoa, já ha tanto para dizer? se tiverem alguma coisa a dizer a quem quer que seja, façam-no nos locais certos. quando temos algo a dizer, devemos faze-lo de forma clara, sem máscaras! identifiquem-se, afinal ao não ser ninguem a escrever nem faz qq sentido!
não se esqueçam da instituição que representam... é a jsd que fica descredibilizada com pessoas assim!respeitem para terem respeito!

João Carvalho disse...

Meu caro João Paulo; tenho por ti a maios simpatia e até amizade. Creio seres dos bons valores com que o nosso distrito (e não só o partido) conta para o futuro, mas permite-me exclarecerte algumas confusões que creio teres feito:
.devo confessar que algumas vezes tenho dificuldade em perceber a quem te referes. Tanto eu como o Carlos Reis sofremos do mesmo "mal", ou seja, somos filhos de politicos. Homens sérios, honrados, com um historial de luta e serviço pelo partido, membros da melhor distrital da historia do nosso distrito, com contributo importante na afirmação de da liderança de Durão Barroso, entre muitas outras coisas. Eu pela minha parte tenho enorme orgulho em ser filho de quem sou e creio que o Carlos Reis tambem terá orgulho no seu pai. Agora, admito que seja uma arma de arremesso para quem não gosta de nós. Como se tivessemos alguma culpa de ser filhos de quem somos.
Quanto a ajustes de contas, não fiz nenhum porque não tenhos contas a ajustar com o Carlos Reis, as criticas que fiz resumem-se unica e exclusivamente ao congresso e se reparares as mais causticas nem são ao Carlos Reis. Agora sendo ele o presidente é natural que se ache que era ele o alvo de algo.
Quanto a candidaturas, nunca tive intenção de canditar á distrital ou concelhia; participei de listas e em algumas vezes ganhei e outras perdi de forma democrática (e tambem de outra forma, já experimentei de quase tudo).Mas quando me quiser candidatar a algo podes ter a certeza que o farei (quem desafia um presidente do Vitória perante 6 mil pessoas não é certamente na jota que irá ter medo de algo). E mais, se ambos fizermos parte do mesmo universo eleitoral podes ter a certeza que serás umas das pessoas com quem farei questão de falar.
Por ultimo falar de democracia. Se num blogue de sociais-democratas não se pode discutir a vida interna do partido, onde é que se pode? Nestes ultimos anos, fruto do marketing socialista, discutir abertamente algo dentro de uma instituição tornou-se algo negativo. Não é essa a minha visão de Jota ou PSD, e sei que não será a tua.
Não me alongo mais. Se quiseres discutir algo mais com este modesto militante que se desloca para todo lado de FORD KA ou de boleia com amigos e já fez campanhas de norte a sul deste pais, sabes onde me encontrar.
Um abraço

João Paulo Torres disse...

João... olha que os há... e não são só dois a sofrer do mesmo mal ou bem!! Como diz o outro:"eles andem aí"!!

João Carvalho disse...

Ok. Qualquer dia contas-me isso pessoalmente.

Rui Rodrigues disse...

A liberdade de opinião é o que está no espirito de qualquer blog.
Naturalmente desde que a liberdade implique responsabilidade.
Pelo menos a responsabilidade de assunir opiniões.
Assim sendo não existem "vacas sagradas" nem tabus.
Creio que quem ocupa lugares de elição se sujeita a ouvir/ler opiniões positivas e negativas.
Por mim que não conheço o joao carvalho nem o carlos reis, mas sei quem são os paizinhos, acho giro ver esta troca de opiniões.
E mais ainda vê-los em posição divergente.
Porque foi precisamente do bom entendimento entre os paizinhos que o PSD teve uma excelente distrital de Braga.
Dos paizinhos e doutras pessoas.
Mas é dos paizinhos que se trata.
E isso é a prova de que o PSD é um partido de gente livre que sabe divergir e convergir.
Mas é também a prova de que o joão e o carlos pensam pelas suas cabeças e não em função dos relacionamento dos paizinhos.
E essa a lição que pode ajudar o Pensare a crescer e a afirmar-se.
Por isso deixem discutir, deixem divergir, deixem confrontar ideias.
Porque um blog de aguas mandas ninguém perde tempo a ler.