16 dezembro 2008

A "MINHA" CÂMARA

Não podia, por uma questão de coerência, após uma análise a diversos processos autárquicos deixar de me referir á autarquia em que vou votar: GUIMARÃES. Infelizmente o tom optimista do post anterior não se poderá aqui repetir.
Em Guimarães o PSD desde 1989 que não ganha qualquer eleição autárquica, . E não são derrotas simples, são derrotas por maioria absoluta. Aqui vos deixo alguns dados:

AUTARQUICAS: ASSEM. MUN.(dep.) FREGUESIAS 69 (75 até 2001) 1989: PS 42,27% PSD 31,30% /PS 36 PSD 24 /PS 49 PSD 18

1993: PS 52,47% PSD 29,19%/ PS 40 PSD 22/ PS 52 PSD 16

1997: PS 49,75% PSD 26,76%/ PS 37 PSD 21 /PS 55 PSD 11

2001: PS 50,14% PSD 29,29% /PS 34 PSD 22 /PS 47 PSD 19

2005: PS 49,42% PSD 30,09% /PS 34 PSD 23 /PS 46 PSD 18

dados:CNE

Este é o cenário, de quatro em quatro anos, os protagonistas mantêm-se, os que entram adoptam o mesmo discurso, politicas e atitudes.

É como um episódio dos SIMPSONS, em que nas cenas de grupo aparecem sempre os mesmos personagens. No PSD Guimarães passa-se o mesmo, olhamos em volta e parece que vemos sempre os Apus,Barneys, Moes, dir. Skinner,chief Wiggum, krustys, com o mr Burns de serviço a supervisionar. E de 4 em 4 anos os vimaranenses dão a resposta que podem ver. E o autismo acentua-se no Psd Guimarães.

PS(D): em qualquer pais moderno, empresa ou clube de futebol, quem apresenta resultados destes ou já tinha mudado de estratégia ou de protagonistas. No PSD de Guimarães não. Temos na concelhia os protagonistas da ultimas derrotas eleitorais e para candidato á câmara foi escolhida uma figura que nem a totalidade do partido conhece, quanto mais os eleitores que nem militantes são. E um presidente de junta já mudou de campo. É o que dá quando se sobrepõem lógicas internas ao interesse de Guimarães e dos Vimaranenses. E mais 4 anos de PS se anunciam.
PS(D) 2: um desafio aos conhecimentos politicos dos leitores deste blogue: Quem consegue dizer quem é o candidato do PSD a Guimarães (o 2º maior concelho de Portugal em nº de fréguesias)?

14 comentários:

João Paulo Torres disse...

Eu sei mas não vou dizer!
Podem sempre recrutar gentes de Esposende ou Barcelos que nós cá sabemos como ganhar eleições :)
É certo que não temos um castelo, mas somos bons nas conquistas! :)

Hugo Sampaio disse...

Mais um fantástico post do João Carvalho como já é hábito.
Subscrevo na totalidade todas as tuas afirmações.
Só com candidatos credíveis, com um verdadeiro projecto para o concelho, que representem os anseios, preocupações e aspirações de todos os Vimaranenses é possível lutar pela conquista da autarquia.
Candidatos que sejam conhecedores do concelho,dos problemas das freguesias!
Não há soluções milagrosas quando as CPS/PSD adoptam escolhas que são sistematicamente rejeitadas pelo eleitorado tal como os números inequivocamente explicitam.
Caberia sim aos órgãos superiores hierárquicos não ratificar nem homologar tais candidaturas aliás tal como os Estatutos Nacionais do Partido Social Democrata referem.
O eleitorado é exigente!
Não há truques de magia à moda de Luís de Matos que façam milagres, nem recrutas, nem D. Sebastiões quando as escolhas são péssimas.
Tenho Dito.

João Paulo Torres disse...

Uma coisa é certa, em Guimarães como em qualquer sítio são as bases que elegem as CPS's e é a estas que cabe uma palavra em relação à escolha de candidatos.
Outra coisa também é certa: quando a margem de luta são 20% a menos... poucos são os que aceitam o desafio e em momento algum devemos menosprezar o esforço de quem se sujeita a ir a votos em situações destas, em desvantagens destas.
Chamem os "imaculados e armas secretas" auto-intitulados de "opinion makers" que no nosso partido abundam para irem a votos em Guimarães. Aí sim, gostava eu de vê-los. Onde é difícil não vão eles... Grande Pedro Santana Lopes... não faz opinião, outros fazem-na dele, mas vai à luta mesmo depois de meia dúzia de mortes anunciadas.

Hugo Sampaio disse...

Lanço o Desafio:

Qual a opinião de serem os militantes em eleições primárias a eleger os candidatos do Partido às Presidências de Câmara e deputados?

Seria este método o terminar de um possível centralismo democrático?

Seria uma forma de ser um Partido moderno, corajoso em que os militantes têm um uma palavra decisiva na construção da estratégia e responsáveis pela mesma?

Será esta fórmula um meio de devolver a palavra as bases em matérias cruciais?

Fica lançado o repto!

João Paulo Torres disse...

Caro Amigo Hugo,
eleições primárias não me parece que dessem bom resultado, prova disso são os núcleos da JSD que chegam a significar metade dos votos de uma secção.
Concelhos com grandes assimetrias populacionais poderiam levar a que, em 20 ou 30 freguesias, a que tivesse maior número de população, e eventualmente maior número de militantes, apresentasse e elege-se um candidato seu, esquecendo assim toda uma estratégia e percepção de sensibilidades gerais.
Se assim não fosse acabar-se-ía com as CPS's já que a estratégia política esvaziar-se-ía no candidato momentâneo.

Hugo Sampaio disse...

Sim pode acontecer isso!
Por isso é que em determinados concelhos onde o número de eleitores é maior são eleitos mais vereadores de forma a representar a população.
É Democracia!
Nas eleições legislativas penso que muitas vezes fruto de um centralismo ,por exemplo, o cabeça de lista não é oriundo do círculo eleitoral por onde se candidata.
Será isto forma de credibilizar a actividade política?
Será forma de aproximar eleitos e eleitores?
Será forma de demonstrar aos eleitores que se pretende dar uma voz efectiva à região?
Será que candidatos paraquedistas são aceites pelo eleitorado?

Rui Rodrigues disse...

Bom candidato a Guimarães é o Manuel Cajuda.
Quase toda a gente gosta dele, é transversal aos partidos, fala a linguagem do povo.
E tem obra feita na mais importante instituição do concelho.
Agora quem a concelhia vai candidatar pouco importa.
Deve ser mais um candidato anónimo,sem discurso,mas que vai proteger os negócios do bloco central vimaranense.
Os loteamentos,as urbanizações,as chorudas avenças de um certo escritório de advogados.
O nome não interessa.
Não é um verdadeiro candidato apenas uma marionete do edil socialista.
Como o foram os anteriores candidatos.

Anónimo disse...

O Joao Torres tem razão.
Candidatem o pacheco pereira a Guimaraes.
Já basta dele só querer tachinho bem remunerado em Bruxelas.
é mais que tempo de dar a cara pelo partido em lutas dificeis

João Carvalho disse...

Caros João E Hugo
excelente debate. Quanto ao recrutar naõ tenho problema nenhum, se fossem militantes da vossa qualidade ia já buscar-vos.
Não sou contrário a eleiçãoes primárias, desde que livres e transparentes (nem todas as concelhias o são). Até as abria a não militantes.
Quanto ao facto de a CPS ter sido eleita democraticamente, de acordo (embora não tenham votado 10% dos militantes), mas os resultados eleitorais mostram um claro desfazamento entre as cupulas do partido em Guimarães eos vimaranenses.
Candidato de fora? Existem candidatos bons em Guimarães, o problema é que o sucesso e trabalho deles incomoda a CPS. Eu apontava 2 ou 3 nomes com facilidade. Mas não me importava nada de ter Santana ou Marques Mendes (rumor que correu) a candidatos. Pacheco não, parece tar mais preocupado em oferecer-se para parlamento Europeu.
Caro Rui
Desde que não pusesse o Carlitos eo Fajardo a vareadores;).
Agora aproveito para fazer um pouco de história. A vez em que mais hipóteses houve de ganhar a camara foi quando Pimenta Machado teve para ser candidato. As sondagens eram muito boas, mas as traições de muitos que agora circudam a poder interno levaram a responsavel pelo processo autarquico a vetar o candidato e custar ao PSD a vitória em Guimarães. Sabem como se chamava essa responsavel? MANUELA FERREIRA LEITE.
caro Vasco
100% de acordo. Há de haver opurtunidade para falar desse inscrito no nosso partido.

João Paulo Torres disse...

Brincadeiras à parte, depois de aqui há uns meses ter ouvido em Braga, numa iniciativa da Secção local da Jota "Pensar Jovem, Pensar Portugal", o Dr. Pacheco Pereira, é uma figura do partido que dá gosto ouvir e não é sequer uma amostra do "mafarrico" que a comunicação social o pinta.
Agora... lá está... chega a parecer o Bastonário da Ordem dos Advogados... o homem ate diz umas certas (ainda que com um discurso mais bloquista que o F. Louçã), mas com tantas que lhe saem ao lado... ninguém levas as certas à séria.
Quanto a candidatos para Guimarães... bem... uma terra que faz uma estátua a um tipo que "bateu na mãe"... tem seguramente uns ideais de esquerda assumidos! (ehehe)....
Com tanta pedra naquela terra, bem podem convidar um homem com conhecimento de causa, ou dois: Obélix ou Fred Flinstone!!

Rui Rodrigues disse...

o problema do psd de Guimarães é mesmo nao querer ganhar eleições.porque isso ia estragar muitos negócios entre figuras do partido e a camara socialista.
loteamentos,avenças,consultorias,etc.
porque se quisessem ganhar nao escolhiam o professor Pinto dos discursos redondos nem o "bloquista disfarçado" rui vitor para candidatos.
já nem falo do anunciado candidato que quase ninguém sabe quem é.
e os que sabem sabem que nunca teve nada a ver com o psd,só la anda porque o edil socialista nao lhe deu o que ele queria nas aguas,e aparece na politica depois de ter enchido o saco dele e da familia em negócios com a camara na zona do complexo desportivo do Vitória.
mas um candidato assim é que dá jeito.porque não incomoda o magalhães.
até o antunues das bombas de gazolina vai ser premiado pela escolha e um destes dias volta a ser fornecedor de combustiveis do municipio.com o beneplácito e apoio do famoso escritório de advogados da rua da rainha.que é onde se situa o verdeiro cancro do psd de guimarães

João Carvalho disse...

João Paulo,
como alguns companheiros deste blogue te podem atestar não nutro grande simpatia por Pacheco Pereira. Vou esperar para ver o hoje a Quadratura e depois direi verdadeiramente o que penso desse "colega" de partido. O positivo e o negativo.
Agora vejo que entraste no espirito do post. O PSD de Guimarães, se entraemos no universo do Asterix, encaixa mais no papel dos romanos que no dos gauleses. Porque em vez de resistirem ainda e sempre ao invasor, são mais o saco de pancada quando os "gauleses" (PS) deaqui se querem divertir ;)

João Paulo Torres disse...

Caro João, como é sabido, pelos melhores e piores motivos tive e tenho ligações à tua terra desde 2001, por isso já sei um pouco do que lá se passa.
E como deves igualmente saber... mais não digo para não entrar em divergência profunda com uma certa opinião que por aqui anda a vaguear, já que parte dessa opinião ou deverei dizer "bronquite" me incomoda.

E por aqui me basto neste tema.

Caro Rui Rodrigues, recomendo-lhe um pequeno upgrade.. se me faço entender.

Rui Rodrigues disse...

Caro Joao Torres por acaso não entendi.
Mas gostava de entender.