16 janeiro 2009

ATÉ AO FIM, RUMO Á...

O meu companheiro de blogue José Baptista já fez uma chamada (muito oportuna) neste blogue á entrevista da presidente do PSD á RTP, mas em nome do debate e da troca de opiniões que são a grande marca deste blogue, permito-me deixar aqui também algumas ideias.

Em primeiro lugar destacar que vivemos uma época de alguma agitação mediática no nosso partido: segunda-feira foi uma entrevista de Alberto João Jardim á SIC, ontem foi Manuela Ferreira Leite á RTP e domingo é Pedro Passos Coelho á dupla TSF/DN.

Quanto ao que foi dito por MFL, destaco as seguintes ideias:

.baixava impostos

.se fosse governo cortava o TGV

.devolveu credibilidade ao partido

.não incorre em nenhuma incoerência ao apoiar Santana, uma vez que era a presidente da Distrital da primeira vez que PSL foi candidato a Lisboa

.vai vetar Gonçalo Amaral a Olhão (bem)

.conseguiu que seja o PSD a definir a sua agenda mediática

.não gosta de grandes espéctaculos (embora tenha avisado que estamos a entrar em campanha eleitoral)

.é bom que Passos Coelho esteja a "ajudar a mobilizar o partido", algo que é "impossível um líder fazer sozinho"

e por fim:

.VAI SER A CANDIDATA A PRIMEIRO-MINISTRO PELO PSD, PORQUE ACREDITA QUE O TRABALHO FEITO VAI DAR FRUTOS E VAI VENCER AS ELEIÇÕES

Devo confessar que MFL não me surpreendeu. Esteve bem na parte económica (como sempre), lançou o "bombom" do TGV, tão ao gosto dos jornalistas, mas pouco mais.

Quanto ao partido confirmou aquilo que já se sabe de MFL, é uma pessoa obstinada que quando define um rumo o persegue até ao fim, contra tudo e todos. Foi assim enquanto ministra, é assim enquanto líder. Resta é saber o que irá essa postura custar ao partido. É que convém lembrar mais uma vez, que apesar de MFL achar que o trabalho desenvolvido vai dar frutos, esses frutos até agora são 23% nas sondagens e os indecisos a procurarem alternativas á esquerda no imprevisível BE.


PS(D):espero agora atentamente pela entrevista de PPC ao DN/TSF. Creio que vai ser um momento muito importante para definir se PPC é o líder que podemos vir a precisar, ou se não passa de mais um fogacho mediático. É a sua postura em relação á actual linha de rumo da CPN que o vai defenir, para o bem ou para o mal.

2 comentários:

Anónimo disse...

É absurdo o objectivo dela de cancelar a obra do TGV. Completamente incoerente. Este projecto poderá custar, Economicamente, um dispêndio muito elevado a curto-prazo mas o factor Longo-prazo suprirá, sem margem para qualquer dúvida, os custos que o Estado Português terá agora.

Quanto ao pequeno ponto de discórdia que se gerou aqui relativamente a Gonçalo Amaral, em que eu havia explanado e contrariado terminantemente essa decisão, Manuela Ferreira Leite também partilha da mesma opinião.

Um bem Haja.

José Filipe Baptista disse...

MFL esteve muito bem. Na forma e no conteúdo.

Os argumentos na Grande Entrevista mostraram bem do que se faz uma verdadeira líder.
Em Santa Maria da Feira animou a massa populacional e fez as televisões estarem em cima do aconteciemento, num fim de semana reservado ao CDS-PP. Hoje, nos Açores, falou para uma plateia que saiu derrotada mas reforçada de umas eleições regionais, com vontade de superar e derrotar o PS no próximo ciclo eleitoral.

Às vezes penso que tanta tentativa de manipular gestos e de criar sensações é que estragam a política e assim se começam a triturar líderes.

Que MFL esteja sempre assim e faça sempre dela a nossa causa!

Se um dia, porventura, tivessemos os média do nosso lado, estariamos muito mais confortáveis. Assim, temos que nos unir.
Difícil? Trabalhemos para isso e comecemos por apoiar a líder que precisa da força de todos nós.