02 fevereiro 2009

A mentira!





Vivemos no futebol, como em muitas áreas da nossa sociedade, uma época de crise profunda, com salários em atraso e muitas instituições históricas do nosso futebol com serviços relevantes prestados ao país, nomeadamente garantindo a pratica de desporto a muitos jovens (algo que devia ser garantido pelo estado), em sério risco de desaparecerem. São exemplos disso o Boavista, o Vit. de Setúbal, e outros se seguirão. Podemos questionar até que ponto deve o Estado intervir nessa situação (eu defendo que deve, sem qualquer demagogia), não podemos é aceitar que esse mesmo Estado contribua para essas dificuldades e que através da sua acção ou inacção ajude ao aumentar das desigualdades e para o falsear da verdade das competições desportivas. Passo a explicar:

Todos os que vêm telejornais já estão habituados aos 15-20 min. do costume com directos ou reportagens dos treinos de Benfica, sporting e porto; ás conferencias de impressa em directo de treinadores ou jogadores, como se de ministros se tratassem (é mais provável termos o Quique ou o Jesualdo em directo do que a líder da oposição). A minha questão é, quanto custa á RTP diariamente essa "brincadeira" paga pelos nossos impostos. Qual é o critério jornalístico? Não existem mais 13 clubes no campeonato? Onde estão os directos desses clubes? ou são portugueses de segunda?

Existe uma lei aprovada por um governo (não importa a cor), que obriga a que seja transmitido um jogo do campeonato por jornada em sinal aberto (mais audiência, logo mais patrocínios, mais dinheiro, mais adeptos, mais condições)que inclua, e passo a citar, "um dos 3 clubes com melhor ranking na soma dos últimos 5 anos"(slb; scp;fcp). Á boa maneira portuguesa, favorece-se quem já possui maiores previlegios em detrimento dos que já têm mais dificuldades, tudo isto com o beneplácito do governo.

Mas a mentira não termina com a RTP. Quem não assistiu já á campanha publicitária que passa incessantemente na TV sobre o novo cartão CAIXA Benfica. A Caixa Geral de Depósitos, um banco pago por todos nós (eu sou cliente) a gastar dinheiros públicos no apoio a um clube de futebol (por sinal o maior, logo o que menos dificuldade terá em atrair patrocínio privado). Houve quem questiona-se a salvação do BPN pela CAIXA, mas ninguém questiona o facto de a CAIXA praticamente ter pago o CAIXA CAMPUS futebol (centro de estágio do SLB) com o nosso dinheiro. Enfim, um relevante serviço á nação.

São os patrocionios da CAIXA, PT, TMN e outras empresas publicas a esses 3 clubes, o facto de em período de crise grave, essas empresas paguem a peso de ouro faustosos camarotes empresas nos estádios desses clubes, enquanto os outros lutam com dificuldades no dia a dia, que pervertem a verdade desportiva e que discriminam uma franja da população portuguesa sem que o Governo ou oposição nada digam. Porque o universo associativo desses clubes é demasiado grande para afrontar e a promiscuidade futebol-politica ainda vai rendendo dividendos a muitos. E o sr. secretário de estado do desporto anda mais preocupado com mundiais (que eu apoio), mas não com o facto de em 2018 corrermos o risco de ter apenas além dos 3 clubes mais 3 ou 4 que consigam resistir ás dificuldades.


PS(D):apesar de um certo tom futebolístico, este é um post politico. Esta é uma questão de mau uso de dinheiros públicos, da má qualidade do jornalismo da televisão publica, da descriminação de uma franja da população nacional, e por ultimo, de subversão da verdade desportiva.

2 comentários:

Rui Rodrigues disse...

E é um post cheio de razão.
Porque sendo o futebol português uma enorme mentira o Estado ainda anda a ajudar á missa.
Ainda ontem quem visse o Benfica-Vitóriapercebia mal se estava a ver a SIC ou o canal Benfica e esse é apenas um dos muitos exemplos de facciosismo que por ai andam.
Esse negocio da CGD com o slb é outra vergonha.
E outras existem.

João Carvalho disse...

Caro Rui,
não é só esse negócio que é um escandalo, mas é bem representativo. Isto só acaba quando todos os clubes, com os maiores (vitória, braga, academica, setubal,etc..)derem um murro na mesa e fechem a torneira. Pode ser que quando perceberem que os 3 não podem jogar sozinhos que muita empresa e pessoas se arrepenadm sériamente. Pode é ser tarde demais...