02 março 2009

Quando o partido se apaga.


Acompanhando pela televisão o congresso do partido socialista a ideia que me ficou é a de que estamos perante um partido inesistente, o que se tivermos em conta que estamos a falar do vencedor das ultimas legislativas é no mínimo insólito.
O congresso assentou sobretudo em duas premissas: a suposta “campanha negra” de que o seu secretário-geral estará a ser vitima e a glorificação de José Sócrates como líder dos lideres. Pelo meio houve ainda tempo para se eleger o Bloco de esquerda como principal perigo a uma maioria absoluta (que não vai acontecer) e para apresentar o cabeça de lista á eleições europeias, naquele que foi o melhor momento politico de todo o congresso.
Quanto ao primeiro ponto, chegou a ser patético o tom de vitimização e dramatismo adoptado por algumas das maiores figuras do espectro socialista, de António Costa a José Lello, de Jaime Gama ao “malhador” Santos Silva, da subitamente fiel seguidora do líder (aí a lista para as europeias) Ana Gomes a Arons “a TVI persegue-nos” de Carvalho a até, num momento de imenso mau gosto, Paulo Pedroso . Todos denunciando os poderes ocultos que perseguem de forma impiedosa o líder. E até José Sócrates se manifestou preocupado com a defesa da qualidade da democracia. Também nós sr. "engenheiro" estamos muito preocupados com essa qualidade da democracia num pais onde existem casos "Charruas"; onde os directores dos jornais são pressionados quando as noticias não agradam ao governo; onde um jornalista como Mário Crespo denuncia telefonemas de Ministros antes de serem entrevistados; onde governos de gestão aprovam alterações em projectos envolvendo milhões de euros e o ministério publico comporta-se mais como agência de imagem do que aquilo que lhe compete.

Foi no mínimo uma 1ª parte de congresso lamentável.

A 2ª parte não foi melhor. Foi pautada pela falta de debate, a inexistência de quem discordasse do líder, o que tendo em conta que falamos de um dos 2 grandes partidos do arco governativo, tal unanimidade é muito preocupante quanto á liberdade dentro do PS. O receio de se perderem lugares nas listas ou nomeações para órgãos do estado foi o sentimento marcante deste congresso.

Assistiu-se também a um claro abafar da imagem do partido em favor da imagem de Sócrates, numa medida que creio inédita no nosso país. Quem vai ás eleições não é o PS mas sim o Projecto Sócrates 2009. Até a rosa deixaram cair em favor de um azul mais á "Obama", como se os símbolos que fizeram a história do PS fossem um embaraço para Sócrates e a sua entourage.

Foi assim o Congresso do PS,ou melhor, do partido de Sócrates, fraquinho, muito fraquinho.

PS(D): tentando espremer algo de verdadeiramente politico deste congresso, fica a eleição do BE como alvo a abater, um erro estratégico que espero tenha custos para o PS. E fica a escolha de Vital Moreira para cabeça de lista ao parlamento Europeu, no que é uma escolha interessante e um antecipar ao PSD que pode ser importante. E claro fica o apagão que é bem simbolico do apagamento do PS em relação a Sócrates.
imagem: publico.pt

3 comentários:

Rui Rodrigues disse...

Inteiramente de acordo com a analise feita pelo Joao Carvalho.
Acho uma leitura muito correcta do que (não) se passou no congresso do Projecto Sócrates (boa piada Joao)durante três dias.
Os rosas foram a Espinho e os portugueses é que correm o risco de sair "picados" !

Rita Oliveira disse...

O pior de tudo foi a bajulice.
Nem na coreia do norte se vê tanto culto de uma personalidade tão fraquinha.
Então a desvairada da ana gomes foi demais

João Carvalho disse...

Caro Rui,
obrigado pelas palavras simpaticas.Esperemos não sair tão picados quanto isso. A sucessão de disparates é tal que se o PSD começar a fazer oposição a sério, pode ser que ainda não se tenha dito tudo sobre os resultados das proximas eleições.
cara Rita,
foi de facto de mais. Então da parte da Ana Gomes foi de uma falta de vergonha escabrosa. Mas tudo vale desde que se garanta um lugar no parlamento europeu para ir dizer mal de Durão Barroso. E o pior é que Vital Moreira já a confirmou na lista. Mas o Projecto Sócrates lá sabe a bitola que tem para os seus candidatos.