24 março 2009

Universidades Europa.


Excepcionalmente brilhante.
É assim que caracterizo as Universidades Europa. Ao longo de um fim de semana, um vasto leque de jovens intelectuais debatem sobre assuntos actuais e fulcrais da agenda da União

Europeia com vista a alargarem o seu conhecimento sobre os mesmos e, quiçá, apresentarem algumas questões pertinentes.

É com orgulho que afirmo que fui aluno de uma desta Universidade e por isso posso presentear-vos com alguma da experiência vivida.

Desde que acabou a edição em que fui participante, indiscutivelmente, tornei-me um cidadão muito mais activo relativamente aos mais diversos temas da União europeia, desde a Energia e o Ambiente á questão da segurança e política Económico-Financeiro Internacional. Esta experiência permitiu-me aprofundar muito mais o meu nível de conhecimentos e estabelecer contacto com personalidades com uma experiência neste campo inigualável. Sintetizando, uma vez que se tivesse a oportunidade escreveria muito mais, considero as Universidades Europa como um marco fulcral na formação Político-Internacional que proporciona a todos os participantes um vastíssimo leque de informação, na qual permite aos mesmos reforçar a sua posição sobre esses assuntos, discutir mais pormenorizadamente e realisticamente soluções para combater os aspectos negativos da União Europeia e, fundamentalmente, sensibilizar os jovens para a importância indíscutivel da Política Internacional, o que, infelizmente, é assunto de carácter secundário na agenda de interesses de mais de metade da população jovem.


Um bem haja,

Marco Dias Rodrigues

3 comentários:

Unknown disse...

Subscrevo inteiramene as palavras do Marco. As Universidades de Verão e da Europa são o exemplo do melhor que se pode fazer nos partidos. Quem ainda não participou que não perca mais tempo, porque são iniciativas inesquecíveis. E um grande bem-haja ao Deputado Europeu Carlos Coelho por isso.

João Carvalho disse...

Estive presente na anterior, que foi fantastica e gostaria muito de ter estado nesta porque tinha sido convidado para ir receber o meu diploma (infelizmente um compromisso familiar não mo permitiu). Mas é sem duvida mais uma grande realização que a politica portuguesa fica a dever ao Eurodeputado Carlos COELHO.

Hugo Sampaio disse...

Estou totalmente de acordo e subscrevo inteiramente as palavras do Marco.
A Universidades de Verão, Universidade Europa, Universidade do Poder Local são fundamentais e um avanço inovador e fundamental na formação, debate, troca de ideias, opiniões, partilha de visões,experiências, caminhos de grandes grandes quadros políticos da JSD e Independentes que têm estado nas iniciativas de formação supracitadas.
De salientar que as referidas iniciativas possuem um número elevado de candidatos para frequentar os mesmos. Sendo que o grau de selecção dos mesmos é rigoroso e exigente são tidos em conta diversos aspectos relevantes para a selecção nacional escolhida para cada evento em cima mencionado.
Estive presente na Universidade de Verão 2008 e foi uma grande experiência tanto a nível pessoal como a nível político.
Ainda hoje recordo os dias fantásticos em Castelo de Vide!
o Eurodeputado Carlos Coelho é um exemplo. A minha sincera homenagem a Carlos Coelho que na minha modesta opinião é o melhor Eurodeputado Português no Parlamento Europeu.