22 abril 2009

Depois de muito esperar...

Finalmente, ontem no Conselho Nacional, tivemos direito a fumo branco: Temos lista às europeias!

Alguns companheiros de blog, aqui, não gostaram dos nomes que estavam a ser "ventilados" pela imprensa. Eu discordo: acho que depois de tanta espera, a lista saiu muito bem!

Os quatro primeiros nomes são de qualidade. Para quem dúvidava do cabeça de lista, Paulo Rangel, o Prós & Contras desfez dúvidas. Certo que ainda se notou algum desconforto do candidato mas tenho a certeza que encontrará o seu registo. E mais importante, é um sinal claro: renovação!

Não é um "barão" do partido, um "antigo governante" em direcção ao "exilio dourado em Bruxelas", como costuma ser normal mas sim um quadro que entrou recentemente no Partido, tem revelado qualidade enquanto lider parlamentar (e para o avaliar é preciso ter em conta que o regimento da AR está enviesado a favor do Primeiro-Ministro) e sabe falar e pensar a Europa. 

Carlos Coelho era a minha opção pessoal para cabeça de lista. Não o foi, mas continuará, com um segundo lugar bem merecido. O nome dele, em questões europeias, fala por si.

Graça Carvalho é outro nome que fala por si e contribui, e muito, para a qualidade da lista. Antiga Ministra de Durão Barroso, é actualmente Principal Adviser do Bureau of European Policy Adviser - o Gabinete de Estudos da Comissão Europeia, que reporta directamente ao Presidente.

Mario David é outro grande nome. Conhece bem a Europa, tendo sido, inclusivamente, Vice-Presidente do Partido Popular Europeu. Junta um dose de experiência numa lista com muitos nomes novos - e alguns ilustres desconhecidos.

A lista continua (afinal, tem 22 lugares), mas gostaria de salientar o lugar da JSD:

Joaquim Biancard Cruz vai em 9º lugar. Um lugar que pode ser considerado "linha de água". A qualidade do actual Vice-Presidente da JSD é inegável. Lembro-me de o ver e ouvir nos conselhos distritais de Lisboa: um dos melhores oradores e pensadores que por ali passou. Para quem se queixa que "A JSD é só tachos e escravos" é bom ver alguém com qualidade e competência chegar a uma indicação dessas. A JSD vai (muito) bem representada.

Outra nota para Duarte Marques. Tenho-o em grande conta, desde que o conheci na campanha de Manuela Ferreira Leite para as directas. É prova que, sem pisar ninguém e com trabalho se chega longe em política. Teria gostado de o ver num lugar efectivo na lista, em vez de mero suplente. Mas percebo que, no meio da real politik da elaboração de listas, nem sempre temos o que queremos.

Por momentos tive dúvidas, confesso. Dúvidas na lista, dúvidas quanto à escolha do Cabeça de Lista, dúvidas no timming da apresentação. Hoje estão desfeitas: Paulo Rangel mostrou o que vale, a lista demonstra qualidade e, pessoalmente, sinto-me confiante que coloquei a cruz no lugar certo, nas últimas directas!

Por último, e para terminar, o momento menos triste desta elaboração da lista: o absurdo da lei das quotas. Em vez de "mérito" a CPN tem de pensar, também, em "género", e acabamos a ver duas saídas de dois eurodeputados competentes: Duarte Freitas (Açores) e Sérgio Marques (Madeira). É pena!

6 comentários:

João Carvalho disse...

Começo pelo fim, estou de acordo com o ridiculo da lei das cotas, que retira mérito ao facto de o PSD apresentar uma lista com quase 50% de mulheres.
Quanto ao resto, o cabeça de lista tem a vantagem de ser um politico preparado, uma cara nova (só não caiam no ridiculo de lhe chamar jovem, como já alguns fizeram)e que pode disputar a vitória.
Justissimo o 2º lugar de Carlos Coelho. È o premiar de um excelente trabalho. Quanto ao lugar da jota, infelizmente não creio que vá dar eleição directa. Se a abstenção for muito elevada, quem vai decedir vão ser os "nucleos duros" dos partidos, os que votam sempre. E nesse cenário PCP; Bloco e CDS elegerão 2 deputados cada restando assim 14 lugares a "dividir" entra PSD e PS. E por muito optimistas que sejamos, a divisão desses lugares deverá ser 7-7 ou 8-6 (esperemos que favoravel ao PSD) pelo que o Biancard não deverá conseguir lá chegar. Por ultimo notar o facto de que dos 7 eurodeputados só foi reconduzido na lista 1. Uma verdadeira renovação!!!

Guilherme Diaz-Bérrio disse...

Cabe-nos a nós lutar para que cheguemos ao nono deputado eleito.

A verdade é que, se a JSD, no seu global, dedica-se a estas eleições a mesma "energia" e "dedicação" que dedica à mobilização para eleições internas, não tenho dúvidas que conseguiríamos!

João Paulo Torres disse...

Sem dúvida uma lista que terá o meu apoio e trabalho. Não posso no entanto deixar de desejar que alguns tenham registos diferentes agora dos que tiveram num certo congresso que por aí houve. Ficará registada a intervenção de um certo, no dito congresso, como a pior intervenção política a que tive a infeliz oportunidade de assistir. Talvez agora se vislumbre o "porquê" da mesma, afinal ás vezes os fins justificam os meios.

Quanto ao resto! Vamos à luta companheiros.

Guilherme Diaz-Bérrio disse...

Presumo que te estejas a referir à intervenção "de cabeça quente" do Joaquim Biancard no último congresso da JSD em Penafiel...?

Se foi infeliz? Acho que até o próprio já admitiu que, num certo momento, perdeu a cabeça com o que estava a ser dito - antes dele ir a palanque.

Se lhe retira a competência para estar nesta lista? De modo algum! Se assim fosse, mais de metade dos quadros políticos que aqui andam teria de "encostar à boxe" por momentos mais "acalorados" ou mais "infelizes".

João Carvalho disse...

Lembro-me de figuras bem mais relevantes que o Biancard que tiveram intervenções infelizes em congressos do PSD ou da JSD e que depois chegaram a cargos de responsabilidade. São bons exemplos disso Durão Barroso ou Luis Filipe Meneses. Momentos de infelicidade podem acontecer a qualquer um. A lista é globalmente boa, embora me cause alguma estranheza ver um presidente de câmara num lugar de eleição incerta. É arriscar a vitória num munincipio que estava ganho á partida, quando a contrapatida nem é certa. Mas tenho a certeza que o presidente da distrital de Braga terá uma boa explicação para isto.

Unknown disse...

Como já tinha referido num comentário a um outro post, Paulo Rangel é um sinal da credibilidade, competência, honestidade e dos valores certos que Manuela Ferreira Leite quer voltar a trazer para o dia-a-dia do partido, e que são o contraponto do nosso principal adversário político. E, além do cabeça de lista, a lista revela outras pessoas de grande valor: Carlos Coelho dispensa apresentações com o seu trabalho de grande rigor e exigência e Maria da Graça Carvalho é uma pessoa de grande inteligência e com um pensamento virado para o futuro. Gostaria ainda de referir José Manuel Fernandes, que vai ser uma agradável surpresa para quem não o conhece.