15 abril 2009

A opção de Manuela!



E após uma larga espera e um difícil processo de escolha que gerou as mais diversas especulações (tão ao gosto da nossa imprensa), temos que o cabeça de lista do PSD nestas eleições Europeias é... Paulo Rangel.


Sou dos que entende que as eleições Europeias são mais do que uma "pré-época" tendo em vista a "temporada" eleitoral que virá para o final do ano. Os assuntos em causa, o momento que vivemos, a posição de Portugal quanto ao futuro presidente da comissão (que desejo que seja Durão Barroso, por todos os motivos e mais algum), merecem de todos os partidos um empenhamento e debate sério. Seria um péssimo serviço a Portugal e aos Portugueses que se passasse a campanha a afinar estratégias para as legislativas e autárquicas. Dito isto, não sou ingénuo, é óbvio que o resultado das europeias irá influenciar os actos eleitorais que aí virão. Um bom resultado do PSD nas legislativas (que só pode ser a vitória) passará sempre por um bom resultado nas europeias que possa criar uma dinâmica de vitória que até agora o partido não soube encontrar.


Perante tudo isto Manuela Ferreira Leite tinha dois caminhos a seguir: ou escolhia um candidato forte que garantisse uma vitória eleitoral mas correndo o risco de dar espaço mediático a alguém que em caso de vitória poderia perante uma liderança frágil relançar o debate de quem devia ser o candidato a Primeiro-ministro, e nesse caso a escolha cairia em nomes como Marques Mendes, Passos Coelho, Fernando Nogueira, entre outros (sempre na óptica de que aceitariam) ; ou fazia uma escolha mais serviçal, que gerasse alguma acalmia interna e não pusesse em causa a sua liderança, e aí Paulo Rangel era a escolha óbvia. Manuela optou pela segunda escolha. Priveligiou o equilíbrio interno sobre a conjuntura externa e infelizmente raras foram as vezes em que o partido saiu a ganhar com essa opção (se alguma vez saiu a ganhar).


Na fase de maior acosso mediático ao governo Sócrates, em que o PS apresenta um erro claro de casting como seu cabeça de lista (Vital Moreira) o PSD apresenta um candidato que sendo competente no entanto não mobiliza, não gera entusiasmos, sem grande capacidade de improviso e que não acrescenta qualquer mais-valia eleitoral ao partido, enfim, um candidato que possui o mesmo carisma que uma vassoura.. Duvido que exista alguém que estando indeciso sobre se vota ou não o vá fazer de propósito por causa de Rangel. E o partido necessitava exactamente do oposto.


Eu vou votar, obviamente, no PSD, e espero com curiosidade pelo resto da lista, que espero seja de superior qualidade, mas creio que as duas pessoas que mais devem ter sorrido com este anuncio devem ter sido Paulo Portas e Nuno Melo.


PS(D): toda este processo me fez lembrar curiosamente do Benfica. Luís Filipe Vieira todos os anos traz um treinador de "classe mundial", mas as épocas acabam com o treinador despedido e o Chalana a fazer um serviço até ao final da época. Após vários nomes ventilados, Manuela Ferreira Leite acabou por nos dar o "seu" Chalana. Esperemos é que o desfecho seja outro...

8 comentários:

Dri disse...

Joao, a verdade é que furtaste a ideia do post mas não fujo a comentar. Tal como já publiquei no meu blog,a escolha de MFL deixa a impressão de que o PSD não haveria mais ninguém ou então que não haveria ninguém, com a caracteristicas necessárias e peso politico que aceitasse o convite. Quase que diria que politicamente, não sei se Paulo Rangel é a melhor solução para este PSD, que se encontra à deriva no mar, mostrando dia após dia que não é capaz de se orientar

João Carvalho disse...

Cara Dri;
provavelmente, tendo em conta a oposiçâo (apesar de tudo Vital não é melhor que Rangel) o PSD até conseguirá equilibrar as eleições e até pode ser que o PS as perca por culpa pròpria. Agora lamento é que se tenha sacrificado uma vitória decisiva e a dinâmica que daí advinha. Mas até ás legislativas ainda falta algum tempo e creio que o ultimo capitulo ainda não está escrito.

João Carvalho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Duarte Filipe Martins disse...

A escolha do Dr. Paulo Rangel deixou-me um pouco decepcionado, apesar de reconhecer as suas qualidades, esperava um nome mais sonante, por exemplo Marques Mendes.
Assim fico com a nítida sensação que não se estava a conseguir arranjar um candidato Vencedor e trouxesse um Homem do Circulo de MFL, ou seja, ninguém que comprometa muito a liderança em caso de derrota…
Assim, Devera-se tirar as respectivas ilações de forma a não comprometer ainda mais o já difícil cenário das legislativas.

Duarte Martins

El Diego disse...

Respeito muito o trabalho do nosso líder de bancada companheiro Paulo Rangel, tem sido um incansável na defesa da dignidade da fraca bancada que hoje possuímos na AR. Mas há limites, sei que inevitávelmente o Paulo seria afastado da liderança da bancada, pois os próximos 4 anos na AR terão que ser liderados pelo nosso Futuro líder que terá que fazer o trabalho duro para que possamos ganhar o país em 2013. Digo sem qualquer pudor e com sentimento de realidade. Por tudo isto sei que o Paulo teria que ser premiado, mas qulquer lugar da lista elegível seria suficiente, porque tenho a certeza que o nome do Marques Mendes seria muito melhor para todos, defendendo que o Carlos Coelho terá que ser indiscutívelmente o numero 2.

João Carvalho disse...

Caro Duarte;
totalmente de acordo. Vamos ver com atenção o que ai vem ;)

PMS disse...

quem seguiu o debate de ontem no prós e contras percebeu claramente que o Paulo Rangel é alguém com arcabouço politico invejável, coisa que não abunda em Portugal, nem, tão pouco, no PSD.

a prestação foi muito boa. estou certo que, com a energia surpreendente que dimana e a razoabilidade dos argumentos, granjeará muitos votos. está a milhas de distância do monocórdico "candidato" Vital.

nunca pensei dizer isto, mas acho que temos hipoteses de ganhar as eleições.

por isso, jotinhas, abram os olhos e aprendam, com o Rangel, como gente crescida faz politica.

cumprimentos

João Carvalho disse...

caro PMS;
curiosas iniciais, fazendo lembrar Primeiro Ministro Sócrates. Paulo Rangel não sendo a melhor hipótese não deixa de ser um bom candidato. É um homem preparado, culto e uma cara nova, o que ajuda bastante. Tem contra si o pouco carisma e um discurso pouco fluido, demasiado elaborado, o que é uma desvantagem durante uma campanha. Mas pode melhorar.
Quanto ao debate, tirando a muito irritanta cassete comunista, foi um bom debate, no qual Paulo Rangel procurou discutir ideias e apresentar projectos. Creio que o conseguiu na maior parte das vezes, mas tmabem notei que se escondia um pouco quando o debate aquecia e varios falavam ao mesmo tempo. E tambem algum desconhecimento da técnica dos apartes e dos timings de intervenção, algo extensivel a Vital, e em que Rangel pode e deve melhorar. Aí Nuno Melo foi mestre. Mas ainda falta muito, e creio que sinceramente podemos ganhar as eleições. Quanto aos "jotinhas" aprendermos algo, com certeza, todos podemos aprender sobre politica e o partido. Inclusivamente Paulo rangel pode aprender algo sobre o PSD com os membros deste blogue tendo em conta que apesar de sermos "jotinhas" , já todos temos MUITO MAIS tempo de filiação e de partido que o referido Rangel.