28 abril 2009

PETIÇÃO

Por força das comemorações do 25 de Abril e do discurso do Presidente da Republica, alertando para o afastamento entre os partidos políticos e o grosso da população, especialmente os jovens, vivemos uma época de reflexão sobre o funcionamento desses partidos e da nossa Democracia. E temos nós, jovens, um papel essencial nessa reflexão e no apresentar de soluções que visem não só um melhorar do funcionamento dos partidos enquanto instituições, mas também no contributo para uma democracia mais saudável.
Sendo este um blogue feito por militantes da JSD/PSD, é em primeiro lugar para o nosso Partido que se deve virar o nosso contributo e iniciativas. Como bem disse o nosso companheiro Guilherme Diaz-Berrio no post que antecede este, cabe a nós ser a consciência critica do partido. E ser da Jota é mais do que ir a festas, colóquios, participar em campanhas ou ambicionar lugares. Cabe nos o dever de denunciar o que entendemos estar errado, de apresentar iniciativas que visem alterar o estado das coisas, a promoção dos nossos ideais, enfim, fazer politica naquilo que a politica tem de mais nobre.

Mas vem isto tudo a propósito de quê?

Quando há cerca de meio ano se deu o caso, com bastante impacto mediático, das faltas dos Deputados (que bastante chamuscou o nosso partido), fiz uma pesquisa no site da Assembleia da Republica para verificar a assiduidade dos deputados eleitos pelo meu voto para a A.R. (os de Braga) e os resultados, que expus num post neste blogue, foram na sua quase totalidade estarrecedores (alguns já iam em mais de 100 faltas). Assisti com alguma esperança á onda de indignação que se seguiu, mas infelizmente foi sol de pouca dura tendo o assunto sido varrido para debaixo do tapete (com excepção da JSD que através do seu presidente avançou com algumas propostas). E o certo é que aqueles que com o seu comportamento inqualificável desrespeitaram o PSD, a A.R., e os eleitores, se posicionam para pela calada voltarem a integrar as listas do Partido nas Legislativas como se nada se tivesse passado e para a escolha de um candidato a deputado o trabalho feito e os critérios de competência e seriedade para nada contassem.

Propus então ao nosso fundador, o Hugo Sampaio, que dentro do espírito de intervenção com que este blogue foi criado se lançasse uma petição destinada à presidente do Partido e respectiva comissão politica nacional, ao presidente da mesa do congresso e respectivo conselho nacional do partido, visando as listas para as legislativas e assente em 2 pontos:
  • Que os critérios qualidade e competência na escolha dos candidatos não fossem abandonados em nome de equilíbrios partidários internos
  • Que todos os deputados que na ultima legislatura deram mais de 30 faltas não sejam reconduzidos nas listas. (tal recondução seria ,pelo menos no meu circulo eleitoral onde estão alguns dos piores exemplos, uma bofetada na dignidade dos eleitores que em 2005 votaram PSD).
Após ter recebido o apoio do Hugo (que era para mim essencial ) e ter consultado diversas pessoas que incentivaram a avançar, eis que finalmente vos apresento a petição, para a qual solicito o vosso apoio e divulgação. Porque desejo que antes de mais esta se possa tornar um bandeira deste blogue (a 1ª de muitas que virão).


Assina aqui.

7 comentários:

Dri disse...

EU JA ASSINEI

Rui Badana disse...

e vão 2 .)

João Carvalho disse...

Caros Dri e Rui;
obrigado pelo apoio. Espero o voso empenho e divulgação. Esta não é uma iniciativa pessoal (não ando á procura de protagonismo), mas sim uma iniciativa politica que desejo seja de todo o blogue (a 1ª de muitas).
Já agora, alguem podia convencer o Hugo a por um link para a petição naquela area lateral na pagina principal do blogue ;)

João Carvalho disse...

obrigado a quem fez o belissimo trabalho visual para petição e a colocou na barra lateral.

Anónimo disse...

Podes contar com a minha assinatura.

Rui Badana disse...

e já estoua enviar para a minha lista :D


façam o mesmo, divulgem a iniciativa e aproveitem par divulgar o blog :D

a ver se ainda hj se poevtb a imagem no hi5 do pensare.
ja a vi a dogulgação em http://jsdguarda.blogspot.com

:D

João Carvalho disse...

Passada uma semana desde a publicação neste blogue da nossa petição aproveito para fazer um ponto da situação:
.vai com 40 assinaturas
.as assinatura vão de Viana do Castelo a Beja, passando por Guimarães, Porto, Guarda, Vila Real, Gaia, Coimbra, Oeiras, Covilhã e até Arruda dos Vinhos ou Figueira de Castelo Rodrigo
. agradecer o apoio a todos quento assinaram e mandar um abraço especial a todos os que adoptaram esta causa e a têm divulgado
.A luta ainda só vai no inicio, é necessario continuar a divulgar com o mesmo empenho e dedicação, pois esse é o espirito do PENSARE-JOTA