23 abril 2009

Terei eu perdido um episódio da novela PSD?

Devo certamente ter perdido algum...

Ontem fiquei boqueaberto a ouvir Rui Rio no telejornal, a atacar o projecto contra o enriquecimento ilícito, projecto essa da CPN da qual é o 1º Vice presidente. Antes demais, é preciso que se note: Gosto de Rui Rio, e sempre achei que daria um bom lider do Partido. Mas ontem, caiu-me o queixo ao chão!

A questão aqui não é a substância do discurso, mas o conceito (ao que parece, estranho), de "Lealdade Institucional".

Por muito que custe, quando alguém se junta a um grupo num orgão, deve lealdade a esse grupo. É uma mordaça? É... é a questão de os interesses do grupo estão acima dos interesses individuais de cada um. Em sede própria (no caso CPN) expõem discordâncias. Eu pessoalmente concordo com a substância do que Rui Rio disse. 

Mas como muitas vezes já disse a alguns companheiros [no que diz respeito a Pedro Passos Coelho]: Método em Política também importa.

Rui Rio é o 1º Vice Presidente do PPD/PSD. Se a questão da corrupção [tal como da regionalização, quando surgir, e estou certo que surgirá] é uma questão de consciência política da pessoa em questão ele é livre de discordar. Se, votado vencido no fórum próprio, continuar a achar que é uma matéria de consciência, é livre de o fazer. Acrescento: deve fazer! Violar a nossa consciência política é "tentar endireitar a sombra de uma vara torcida".

Se no final do dia, achar que esta matéria é assim tão importante ao ponto de não poder ter outro caminho senão a discordância [pública] então só tem uma opção: Demitir-se do orgão em questão!

Ninguém pede a demissão de alguém só por discordar do Presidente. Alias, é para isso que servem estruturas como a Comissão Política Nacional e o Conselho Nacional. Mas, devemos lealdade institucional ao orgão, uma vez tomada a opção pública. Este, e o grupo que o representa, estão acima dos nossos interesses pessoais, quaisquer que eles sejam!

Se estamos mal, só temos uma solução, mudamo-nos! 
Calmamente, sem filmes nem dramas, saimos do órgão, expondo, ou não, as razões pela nossa saída ["não violo a minha consciência logo não poderei a continuar a fazer parte deste órgão"] e, calmamente, ir para as "sidelines".

Agora, o que foi feito ontem foi pura "gincana" política! É o método de defender a nossa consciência aqui que me preocupa... senão onde é que ela fica? "Não concordo com a CPN mas gosto de ser vice, por isso quero o melhor de dois mundos?". Ou se é carne ou se é peixe! E ou se está por convicção com um lider num grupo, ou não se está!

2 comentários:

Duarte Filipe Martins disse...

LFM ja tinha avisado... mas nunca pensei que começasse tão rápido!

João Carvalho disse...

Caros Duarte e Guilherme, isto já tinha começado á algum tempo e de facto LFM avisou, mas já há muito que se ouve nos bastisdores de um grupeto que deseja destituir a lider e aceder á liderança antes das legislativas. Rui Rio é a face mais visivel, mas as criticas vieram tambem de Assunção Esteves (ressabiada por ficar fora das listas para as Europeias) e do Professor Marcelo. Mas tambem dos vices que votaram contra a presidente na questão do cabeça de lista e depois fltraram isso para a imprenssa com a expressão canalha da escolha por "consenso". Mas como todos os grupetos de "notáveis" estes estão a cometer um erro fatal; estão a substimar a inteligência dos militantes.