14 maio 2009

GUIMARÃES : CAPITAL EUROPEIA DA CULTURA 2012

"Guimarães é Capital Europeia da Cultura 2012
por LUSAOntem

Ministros da Cultura da União Europeia designaram oficialmente a cidade portuguesa e a eslovena Maribor para partilharem a designação. Candidatura de Guimarães foi lançada em 2006 pela então ministra Isabel Pires de Lima.
A cidade de Guimarães foi ontem oficialmente designada capital europeia da Cultura em 2012, em conjunto com a cidade eslovena de Maribor, durante uma reunião de ministros da Cultura da União Europeia, em Bruxelas.
Os ministros dos 27, entre os quais José António Pinto Ribeiro, adoptaram formalmente a recomendação elaborada, no final de 2008, pelo painel de selecção europeu de avaliação das candidaturas, que confirmou o preenchimento de todos os requisitos por Guimarães e Maribor. A candidatura de Guimarães foi lançada no final de 2006 pela então ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima.
Portugal e Eslovénia tinham direito a apontar as duas cidades para 2012, tendo a escolha portuguesa recaído, em Outubro de 2006, em Guimarães, classificada pela UNESCO Património da Humanidade, enquanto a Eslovénia elegeu Maribor, a segunda principal localidade do país depois da capital, Liubliana. A designação Capital Europeia da Cultura, uma iniciativa da Grécia, foi aprovada pelo Conselho em 1985, com o objectivo de contribuir para a aproximação entre os povos europeus.
Lisboa, em 1994, e Porto, em 2001, neste caso em conjunto com a cidade holandesa de Roterdão, também já ostentaram o título de Capital Europeia da Cultura, este ano "nas mãos" de Linz (Áustria) e Vilnius (Lituânia).
José António Pinto Ribeiro,defendeu na ocasião que Guimarães deve aproveitar para se renovar, a nível industrial, urbano e social, através de um programa "muito ousado" com "um eixo social, um eixo urbano e um eixo económico", que lhe deverá permitir prosseguir o trabalho de recuperação e reabilitação urbana, sobretudo no centro da cidade, para levar as pessoas a "ocupar de novo" esse centro, e tornar a cidade "base de uma indústria muito tocada pelas indústrias criativas".


Bem sei que é um munícipio socialista e estamos com um governo socialista, mas como vimaranense não podia deixar de assinalar este grande momento desta minha cidade. Porque mais do que uma vitória desta ou daquela gestão é uma vitória de uma comunidade que ousou sonhar e em conjunto deitou as mãos ao trabalho. Tem sido um longo caminho, mas já rendeu a elevação a Património Mundial e agora a elevação a Capital Europeia da Cultura.

Por tudo isto estão todos os Vimaranenses de parabéns.


PS(D): mais uma vez em Guimarães se prova que não tem de ser tudo para Lisboa e Porto. Tem sido assim no Futebol, no Voleibol e é agora na Cultura. Um bom exemplo que se deseja que seja seguido por mais cidades. Porque , ao contrário do que muitos acham, Portugal não é só Lisboa e Porto.
fonte: dn.sapo.pt

0 comentários: