01 junho 2009

Crónicas de uma noite de sábado !

Sábado á noite, com um belíssimo tempo a convidar aos mais variados programas, vi-me acometido de um certo espírito de militância e na companhia de um familiar desloquei-me a Barcelos para o comício do PSD que estava marcado para as nove horas da noite. Fi-lo porque quis apoiar uma candidatura que está a fazer um notável trabalho e também porque tendo esta CPN anunciado para breve o fim da era dos comícios esta podia ser uma das ultimas oportunidades de desfrutar de tal experiência.
Cheguei a Barcelos por volta das 21:30, e vendo o pavilhão ainda fechado e uma movimentação reduzida fui tomar um cafézinho pois a noite estava convidativa. Certo de que de Vila Verde a mobilização seria forte, estava no entanto curioso para ver que tal se mobilizavam as restantes concelhias do distrito para esta grande prova de força da Distrital de Braga. Não tive de esperar muito, eis que chegam 5 camionetas. Seriam de Braga? Guimarães? Famalicão? Não, são de Paredes de Coura!? Eis que os nossos companheiros do distrito de Viana dão provas do seu espírito solidário e mobilizam-se no apoio ao partido.
Finalmente abrem-se as portas e as pessoas entram por uma entrada exígua. O pavilhão encontrava-se dividido a meio por um pano, o que reduzia a sua lotação para metade(para quem não conhece, o pavilhão de Barcelos é um pavilhão de média dimensão), afinal a prudência nunca fez mal a ninguém. A grande maioria dirigiu-se para as bancadas, apesar dos apelos de dirigentes do partido e da jota, e estas ficaram rapidamente bem compostas. O problema é que no recinto encontravam-se vários espaços vazios e como o caudal de pessoas que entravam era já bastante reduzido, estávamos perante um cenário complicado, que passaria uma imágem bastante má para o pais. E eis que entra em cena um speaker que é um verdadeiro case-study de falta de jeito para a ocupação. Primeiro avisou que estavam varias camionetas a chegar e que ia demorar mais um pouco a começar (nunca chegaram as camionetas); depois resolveu chantagear as pessoas dizendo-lhes que o comício não começaria enquanto não se deslocassem das bancadas para o recinto (no que foi absolutamente ignorado, como alías merecia).
Perante um calor abrasador, lá começou o comício, com 1:45 de atraso e cerca de 1000 pessoas, o que é razoável para um sábado de muito calor. Primeiro deu as boas vindas o presidente da distrital da JSD de Braga no que foi seguido por um belo discurso do "nosso" candidato, Joaquim Biancard Cruz. Seguiu-se o "candidato do Minho" com um discurso acente na emoção e claramente a beneficiar do" factor casa". Finalmente falou Paulo Rangel que fez um discurso sério e equilibrado, acentuando muito do que tinha dito nos últimos dias e mostrando estar em grande forma. Segue-se Manuela Ferreira Leite.
A presidente do partido entrou bem disposta, atacando o governo Sócrates e o PS com alguma ironia e boa disposição. Parecia lançada para um bom discurso. Foi então que os factores calor e adiantado da hora se fizeram notar. O burburinho foi crescendo ao longo do discursos e as bancadas iam-se esvaziando com a líder ainda a meio da sua intervenção. Isto claramente desconcentrou MFL, que perdeu o ritmo e nunca mais recuperou o publico, pese embora os seus alertas de que ia dizer algo de importante e devia-mos ter atenção. Já era tarde de demais.
No fim tivemos e tradicional Hino Nacional e podemos ver no palco alguns membros da lista (Graça Carvalho, Mário David), Rui Rio (para que se traz o nº2 do partido e candidato á câmara do Porto, se depois o deixam atrás do pano onde ninguém o vê?), e até tivemos a honra de ter uma raríssima aparição publica neste distrito dos Deputados eleitos pelo circulo de Braga, Virgílio Costa; Jorge Pereira; Fernando Pereira e Emidio Guerreiro (MFL tinha a honra de ter consigo no palco mais de 250 faltas á AR nesta legislatura).
No fim de contas, não foi dos melhores momentos do nosso partido. Não foi um fiasco (como a televisão se apressou a dizer), mas numa campanha até então a correr muito bem e numas eleições que podemos ganhar não podemos dar o mínimo sinal de fraqueza. E num dia em que o PS enchia um comício em Braga(apesar dos espelhos e cadeiras), a distrital de Braga deu um tiro no pé de Paulo Rangel sem que este tivesse culpa nenhuma (e do qual recuperou bem, como se viu pela campanha no Alentejo no dia seguinte).Como bem lembrou o Prof. Marcelo, a imagem conta muitíssimo em eleições. E a que passou foi sofrivel.

Esta, meus amigos, foi a minha noite de Sábado.

Até á próxima, e como diz o nosso líder Pedro Rodrigues: VIVA A JSD; VIVA O PSD, MAS VIVA SEMPRE, E EM PRIMEIRO LUGAR, PORTUGAL ;)

3 comentários:

Rui Badana disse...

Grande! E em GRANDE!

Adorei a cronica, aguardo as tuas proximas cronicas

João Carvalho disse...

Caro Rui;
obrigado pelas palavras simpaticas.
Pois, de facto saiu grande,maior do que eu gosto, mas de longe a longe passa:(
Quanto ao conteudo, foi apenas o relatar um pouco por alto do comicio e do que o rodeou, porque tambem havia muita matéria para uma análise mais profunda. Mas fica para altura mais oportuna ;)

Rita Oliveira disse...

Embora leia sempre este blog é a primeira vez que comento.
Para dizer que gostei muito da crónica do Joao Carvalho.
Muito bem escrita e com sentido de humor.
Parabéns.
Só tenho é pena que o nosso PSD (ainda nao sou militante da JSD e do PSD mas ja faltou mais)esteja neste estado de fragilidade.
Mas pode ser que as coisas corram bem