08 setembro 2009

Um Congresso Diferente

A JSD, numa iniciativa conjunta da Secção de Seia, Distrital da Guarda, Comissão Política Nacional e Gabinete de Estudos, levou a cabo, como sabem e foi muito bem retradado no comunicado da CPD-JSD Guarda, um Congresso subordinado à questão da interioridade e das assimetrias regionais que se fazem sentir entre litoral e interior.

Foi, a meu ver, um congresso diferente, mas diferente pela positiva. E foi, por três razões fundamentais:
Primeira, foi um congresso sobre o interior realizado no interior. Ao contrário de outros, a JSD esteve lá e viveu a realidade que debateu, em dois dias de intenso trabalho. Nada melhor que sentir a realidade para que se possa discutir com propriedade e com seriedade os problemas colocados.
Segunda, foi um congresso centrado nos participantes. A vertente formativa é fundamental para a JSD, mas desta feita, o Congresso colocou em destaque os seus congressistas. Em boa hora foi decidido assim! Diagnosticar os problemas com quem os sente. Ouvir as propostas de quem conhece a realidade, melhor que ninguém. Foi muito bom ouvir aqueles que lutam pelas nossas causas, onde é muito difícil fazer valer os interesses dos mais jovens, em regiões fortemente envelhecidas.
Terceira, foi um congresso que começou no sábado, mas não terminou no dia seguinte. Vivemos, hoje, o congresso de dia 5 e 6. Vivemo-lo porque as propostas que dele resultaram estão a ser trabalhadas e serão entregues aos responsáveis da JSD e do PSD, que as poderão executar. Isto é fazer uma política de verdade e uma política diferente, mais difícil e com menor visibilidade, mas mais credível, mais sólida e, sobretudo, mais próxima das pessoas.

Foi muito gratificante participar neste esforço de encontrar soluções para uma das realidades mais preocupantes, no Portugal de hoje.

Presto a minha homenagem à JSD, nacional, distrital e local. Sublinho o papel do Gabinete de Estudos. Agradeço e aplaudo os companheiros que marcaram presença, num fim-de-semana de fim de Verão.

Escrevia, há dias, que no interior se respira tradição, cultura e oportunidades únicas.
No fundo, no interior, respira-se algo que todos nós amamos... respira-se um país, respira-se Portugal!

Que a dinâmica deste Congresso frutifique e motive todos os nossos companheiros para uma causa fundamental: Um Portugal igual, na economia, na educação, na distribuição dos serviços... em tantas matérias que foram suscitadas.
Que a JSD e todos nós saibamos lutar por isto e estejamos à altura do desafio que, provámos, estamos dispostos a enfrentar!


1 comentários:

Rui Badana disse...

Eu estive lá, que grande congresso!
Pena não poder ficar no segundo dia. O meu Grupo de trabalho foi fantástico, thanks malta :)

Aguardo a 2ª Edição :D