01 outubro 2009

Injustiças!


Concordo com Manuela Ferreira Leite quando ela disse que o povo sabe muito bem como vota. Podemos nem sempre concordar com a maioria, mas o povo português tem dado mostras de saber muito bem como vota. O que não impede que aqui e ali, fruto desse voto, aconteçam algumas injustiças.

No passado Sábado, dia de reflexão, os principais jornais ( DN, Publico, Expresso, Sol) faziam as suas análises á campanha. No que diz respeito ao PSD eram unânimes numa coisa ; os elogios a mais uma grande campanha por parte da JSD.

Foi de facto, pela segunda vez em poucos meses, mais uma campanha de força por parte da Jota, que varias vezes andou com o partido ao colo. Vários são os responsáveis por essa campanha, mas acima de todos o nosso presidente Pedro Rodrigues.

O Pedro construiu uma Jota que é maquina oleada como poucas na politica portuguesa, e deu a conhecer uma gama de quadros de qualidade como á muito não se via na nossa Jota.

Por isso mesmo ele era a ultima pessoa a merecer o que se passou. E o que se passou foi o seguinte:

Após uma legislatura de absoluto fracasso por parte dos deputados do PSD eleitos por Braga, havia grande expectativa quanto á lista a ser feita por Manuela Ferreira Leite e pelo presidente da distrital, Virgílio Costa. E o que saiu foi basicamente o mesmo que na maioria dos outros distritos, que não são Lisboa ou Porto. Ou seja, inclusão de amigos, exclusão de opositores, Cabeça de lista para quedista e pouco interessado em fazer campanha no distrito, distribuição incompreensivel dos lugares na lista. Ao ponto de o líder da JSD, que teve a seriedade de recusar o Para-quedas e de se candidatar pelo seu distrito, aquele em que nasceu, se ver relegado para o SÉTIMO?! posto, em detrimento de pessoas sem 1/4 do seu currículo ou trabalho pelo partido, ou de figuras recauchutadissimas ( é a quinta ou a sexta candidatura de Miguel Macedo á AR? Não ia haver renovação? Á, para os amigos não).

Mas apesar de tudo o lugar parecia de eleição certa, O PSD nunca elege menos de 7 deputados em Braga, e o distrito até tinha ganho um deputado (18 para 19).

Mas o povo sabe muito bem como vota, e em Braga isso é verdade. Junta um péssimo trabalho de quem lá esteve, um mau cabeça de lista, uma péssima campanha no Distrito, e só podia acontecer o que aconteceu, um descalabro.

PS- 9 deputados; PSD- 6 Deputados; CDS-2 deputados; CDU-1 deputado; BE-1 deputado.

É, não estão a ler mal, PSD-6 DEPUTADOS, o pior resultado em décadas. E quem mais pagou acabou por ser quem menos merecia, o Pedro Rodrigues. Quando vários podem agradecer a sua eleição á campanha da JSD, o líder da JSD fica fora da AR.

Culpados? Manuela Ferreira Leite como é óbvio. Ela cozinhou as listas sem se importar com as realidades locais. Ela priveligiou a colocação dos amigos sobre os interesses dos distritos.

Virgílio Costa. Foi saneado das listas (como tinha ser alguém que foi o recordista de faltas na ultima legislatura), mas ficou como director de campanha. E o desastre que se previa aconteceu.

João de Deus Pinheiro. Foi um cabeça de lista ausente. Os eleitores não se lembraram dele na hora de votar.

E, caros amigos, assim se escreveu uma das injustiças da noite de eleições legislativas, a não eleição do Pedro Rodrigues, líder da JSD.


PS(D): Resta-nos daqui enviar um abraço amigo ao Pedro. Melhores dias virão Pedro, quer para ti, quer para o PSD.

0 comentários: