21 fevereiro 2010

JORNADAS AUTÁRQUICAS DA JSD PONTE DA BARCA MARCADAS PELO SUCESSO E GRANDE ADESÃO

A terceira edição das Jornadas Autárquicas da Juventude, organizadas pela Juventude Social Democrata de Ponte da Barca no passado Sábado, ficou marcada pela grande adesão de jovens e de autarcas social democratas provenientes de todo o país.

Na abertura das jornadas, os participantes foram recebidos pelo Presidente da JSD de Ponte da Barca, José Alfredo Oliveira, pelo Presidente do PSD de Ponte da Barca, António Cabral de Oliveira e, em representação da Comissão Política Distrital do PSD de Viana do Castelo, o Coordenador Autárquico e Vereador do PSD na Câmara Municipal de Melgaço, Manuel Fernandes.

“As Assembleias que nos regem: os parlamentos dos cidadãos” foi o primeiro tema a ser abordado nestas jornadas autárquicas da juventude. Rui Henrique Alves, Presidente da Assembleia Municipal de Arcos de Valdevez e Rosa Maria Bouças, Presidente da Assembleia de Freguesia de Crasto foram os oradores convidados deste primeiro debate, onde a moderação ficou a cargo de Filipe Carraco dos Reis, membro da Comissão Política Nacional da JSD e Director dos Jovens Autarcas Social Democratas.

Neste primeiro painel os participantes puderam conhecer e debater as funções, objectivos e experiências apresentadas pelos oradores convidados, ambos dirigentes dos órgãos de soberania mais próximos dos cidadãos: de um lado o papel das Assembleias Municipais apresentado por Rui Alves, Professor na Faculdade de Economia da Universidade do Porto e que cumpre o seu 4º mandato à frente da Assembleia Municipal de Arcos de Valdevez e, num outro plano, as Assembleias de Freguesia na opinião de Rosa Maria Bouças advogada, ex. Deputada do PSD na Assembleia Municipal e, desde 11 de Outubro de 2009, Presidente da Assembleia de Freguesia de Crasto (S. Martinho).

A primeira aula da tarde – “Em defesa do ambiente: instrumentos políticos de combate às alterações climáticas” – coube a Ivone Rocha, advogada especializada em Direito do Ambiente e candidata do PSD à Assembleia da República pelo Distrito de Viana do Castelo cujo tema que apresentou se encontra na agenda da política internacional.

Nesta aula os inúmeros participantes puderam conhecer e debater alternativas à realidade da política ambiental do nosso país, a ausência de medidas de protecção do ambiente e de combate às alterações climáticas e a total ausência do Ministério do Ambiente na concepção de qualquer medida. De destacar neste domínio a excelente actuação e as medidas implementadas pelo Deputado do PSD por Viana do Castelo, José Eduardo Martins, que enquanto Secretário de Estado do Ambiente do Governo liderado por Durão Barroso, implementou em Portugal.


“Mais do que qualquer experiência profissional, associativa ou política a verdadeira experiência que conta quando estamos na vida pública é a experiência de vida”, quem o diz é Vladimiro Feliz, Vereador da Juventude da Câmara Municipal do Porto, opinião partilhada com os participantes durante o debate “Novas políticas de juventude: mãos à obra mesmo que o PS não queira!” e cuja opinião foi posteriormente subscrita pelo Presidente da Câmara Municipal de Valença, Jorge Mendes, aquando da sua intervenção no último painel do dia.

Num debate extremamente participado, em que a moderação esteve a cargo de João Feijão Maurício, ex. Director do Gabinete de Relações Internacionais da JSD, o Vereador da Juventude portuense apresentou inúmeros projectos de grande sucesso prosseguidos pela Câmara Municipal do Porto liderada por Rui Rio, de entre as quais se destacam o projecto “Cidade das Profissões”, o reforço do papel da juventude no processo de reabilitação urbana da baixa do Porto, o papel do Município no apoio aos jovens estudantes do ensino superior, a construção do Plano Municipal da Juventude e do investimento na área da Educação e Inovação.


O dia já ia longo e o Salão das Piscinas Municipais de Ponte da Barca continuava cheio de jovens políticos e de autarcas social democratas.

A última aula do dia, subordinada ao tema “Mais Alto Minho: uma agenda supra-municipal” ficou a cargo dos Presidentes de Câmara eleitos pelo PSD no Distrito de Viana do Castelo, nomeadamente dos municípios de Arcos de Valdevez, Caminha e Valença, tendo sido o debate moderado por Luís Campos Ferreira, Deputado à
Assembleia da República por Viana do Castelo.

Nesta aula os Presidentes deram a conhecer as suas histórias e os grandes desafios e estratégias de desenvolvimento que lançaram aos seus concelhos e pelos quais, em grande medida, foram eleitos. Os participantes puderam ainda conhecer os vários pontos de vista dos Presidentes quanto à participação dos seus concelhos e quais as suas medidas no que respeita à prossecução de políticas supra-municipais a serem seguidas pelas várias comunidades existentes, em particular pela CIM Alto Minho.

Findas as intervenções procedeu-se à entrega dos diplomas de participação e à respectiva sessão de encerramento das Jornadas, com as intervenções dos vários dirigentes locais e distrital.

José Alfredo Oliveira, Presidente da JSD Ponte da Barca, a realização das Jornadas Autárquicas é o por em prática o compromisso assumido com a juventude barquense, pois “uma juventude partidária responsável e determinada não pode nunca descartar a formação política de qualidade, onde embora o timbre da irreverência está sempre presente, este é conjugado de forma plena com o sentido de responsabilidade de, juntos, podermos encontrar mais e melhores soluções para os problemas da juventude barquense e para os problemas do nosso concelho.” “Mais formação significa melhores respostas, mais construtivas e com vista à concretização de um concelho com mais oportunidades para os jovens, forma única de garantir um futuro credível para o nosso concelho”.

O Presidente da JSD Ponte da Barca terminou apresentando um novo desafio aos presentes que em muito irá contribuir para o reforço da relação entre os jovens e o poder político e a sua participação cívica.

Para o Presidente do PSD Ponte da Barca, Cabral de Oliveira “ a realização destas jornadas autárquicas foi uma aposta ganhadora, onde a participação dos jovens foi clara e expressiva, sendo este um incentivo à formação política e à prossecução dos estudos, algo que nunca devemos descurar pois estes são fundamentais na vida.”

Eduardo Teixeira, Presidente da Comissão Política Distrital do PSD de Viana do Castelo, as Jornadas Autárquicas que a JSD Ponte da Barca realizou “são a prova de que é, sem dúvidas, a estrutura política de juventude que lidera a juventude barquense, pela sua garra, vontade e capacidade de iniciativa.”

O líder distrital do PSD encerrou as Jornadas Autárquicas da JSD Ponte da Barca felicitando o trabalho desenvolvido pela JSD Ponte da Barca na pessoa do seu Presidente, José Alfredo Oliveira afirmando que “esta é, sem dúvidas, uma juventude de acção por oposição natural a uma juventude que mais não faz que reagir ao que a JSD elabora com tanta vontade e determinação.”

José Alfredo Oliveira

0 comentários: