20 novembro 2008

E agora?

Bater em Manuela Ferreira Leite nesta altura é facil, e não faltarão candidatos a isso (tambem não falta quem a tente desculpar da maneira mais esfarrapada, com receio de afrontar a lider). Vou por isso mesmo tentar ser o mais frio possivel neste post, expondo as preocupações de um militante preocupado com o seu partido.
Desde a primeira entendi que MFL era um erro de casting. Era a solução que os acomodados do poder central e deste sistema ultrapassado tinham conseguido arranjar. Ia chegar e limpar o partido dos populistas e dos individuos perigosos que vinham de fora de lisboa e punham em causa previlegios conquistados (poder de decisão para as bases, que loucura). Ia chegar, dar uma lição politica ao paìs e destronar sem garande dificuldade o o eng. Sócrates. Estava portanto o partido nas mãos dos que se entendem como os unicos elementos capazes de poder gerir os destinos do nosso partido (os restantes militantes servem para votar e ganharem as batalhas dificeis, e para esses senhores já é bastante). Vejamos então os grandes momentos do consulado de MFL (e de Rui Rio, Aguiar Branco, Castro Almeida, Antonio Borges, Paulo Rangel, Mota Pinto entre outros com o apoio de Pacheco Pereira e Marcelo Rebelo de Sousa):

."...o casamento tem por objectivo a procriação." MFL, 2/7/2008 sobre os casamentos de homossexuais

.(o aumento do salario minimo)"...roça a irresponsabilidade" MFL, 27/10/2008

.(as obras publicas ajudarão) "...ao desemprego de Cabo Verde, ao desemprego da Ucrania, isso ajudam. Ao desemprego de Portugal duvido" MFL, 2/11/2008

."...não pode ser a comunicação social a selecionar aquilo que transmite"MFL,13/11/2008

E agora as grandes perolas:

."...eu não acredito em reformas quando se está em democracia..."

."e até não sei se a certa altura não é bom haver seis meses sem democracia, meta-se tudo na ordem e depois então venha a democracia..."MFL,18/11/2008

MFL não é xenofoba ou homófobica. È uma democrata e acredita na liberdade de imprensa. Então a que se deve tudo isto? A UMA ABSOLUTA FALTA DE JEITO PARA O CARGO QUE DESEMPENHA. E o mais grave é que tendo um governo no seu pior momento, uma oposição tão fraca, os unicos que ganham são a esquerda retrogada (PCP) e irresponsavel (Bloco) e o PP onde se assiste á milésima ressureição de Portas( em grande momento de forma).

O que fazer então? Infelizmente para o partido só há uma solução, congresso e imediata eleição de um novo lider enquanto se pode salvar alguma coisa (processo autarquico está completamente anarquico, europeias estão paradas sem candidatos e nas legislativas MFL já não é um factor positivo mas sim um fortissimo handicap para o partido). E para os que se desculpam com o pouco tempo até eleições lembro que Durão Barroso foi eleito pela 1ª vez como lider com muito menos tempo até eleições do que o que temos hoje e conseguiu 2 resultados positivos que lançaram as bases da vitórias seguintes.

Vamos salvar o barco enquanto ele ao menos ainda flutua.


PS(D):Li hoje que MFL terá prometido lugares nas listas ao PPM. Cuidado que como as coisas estão eles não chegarão nem para os seus apaniguados quanto mais para o PPM

5 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns pelo diagnóstico que está correctissimo.
O problema é que no PSD não há ninguém,mas ninguém mesmo,que tenha a coragem necessária a promover a necessária revolução interna.
Não porque as bases não apoiassem mas apenas porque estão todos imersos em calculismos e acham que 2009 está perdido e por isso para levar banhada a Ferreira serve muito bem.
Nunca como hoje o psd precisou tanto de um Sá CArneiro.

Anónimo disse...

porreiro p,a

Anónimo disse...

a dra manuela nao tem jeito para o lugar o problema é mesmo esse.
Ainda por cima nota-se que anda ali sem vontade nem motivaçao.empurraram-na e agora o PSD que aguente.pior,esta rodeada de gente que ja so pensa na proxima liderança veja-se o caso do Rio que desapreceu completamente.
congressoo e directas JÁ

Unknown disse...

ainda não era militante, e ja seguia de perto o congresso , no qual, MFL tornou-se Presidente do PSD.Antes de tal contecimento, ja proferia que,caso MFL fosse eleita Presidente do PPD/PSD era a mostrada publicamente a inconsciência dos militantes do PSD. Não sei o que passou pela cabeça em avançarem com a candidatura de MFL para adverária de Socrates. Nos Governos em que foi ministra da educação e das finanças, o eleitorado practicamente desgostava de MFL. Não tem carisma, não tem mediatismo e, pior ainda, não tem liderança nem dom da palavra. Caso, socias democratas, queiramos discutir as legislativas com o Socrates, teremos que promover mudanças na Liderança do PPD/PSD.

João Paulo Torres disse...

Meus amigos... partilho do pensamento... e de muitas das convições presentes...

Mas... se o barco é este... se o "capitão" foi democraticamente eleito... bem... resta-nos remar, com voz e opinião, mas remar e tentar contra tudo e todos levar isto a bom porto... talvez não haja muitas voltas a dar, contudo, nunca deixemos de ter presente que seja qual for a liderança, nós temos um partido que ganha eleições nas ditas "bases", e esse trabalho de proximidade é um trabalho nosso. Por isso... deixemos a liga "de honra" para outros e vamos jogar nós, de forma séria, na regional, para assegurar a subida de divisão.