18 novembro 2008

Problemas de Portugal.

Tenho para mim, que muitos dos problemas que se colocam à nossa sociedade e sobretudo à implementação de reformas, advém da nossa Constituição.
É certo que a Constituição da República Portuguesa é a Lei fundamental de Portugal, mas a forma como foi elaborada, aliás como grande parte das que existem nos diversos países, entendo que enfermam de um grande mal.
Numa Constituição elencam-se os grandes objectivos para a organização de um determinado Estado, principalmente a nível da garantia de Direitos e estabelecimento de Deveres e aqui é que entendo que está o problema. É que imbuídos de alguma utopia, muitas vezes consagram-se direitos, sem verificar o seu peso na economia de um país e depois ficam todas as alterações posteriores coartadas pelo que está estabelecido, por exemplo saúde gratuita para todos, educação gratuita para todos, etc. e quem paga? Quem sustenta isto?
Por mim uma Constituição devia vir acompanhada de um estudo económico-financeiro, onde se verificasse a exequibilidade das suas premissas, talvez aí se chegasse à conclusão que afinal não podemos ter tudo o que queremos, pelo menos gratuitamente.

0 comentários: