16 dezembro 2008

AUTARQUICAS.


Realiza-se hoje um conselho nacional de grande importância para o partido, pelos temas discutidos. Como sobre os deputados já disse o que pensava e sobre o estatuto dos Açores não tenho muito a dizer, vou-me focar no 3º ponto, ou seja, eleições Autárquicas.

A menos de um ano de ditas eleições o tempo para decisões começa a esgotar-se, mas ainda se vai a tempo de escolhas acertadas. E elas começam a aparecer na opinião publica. De 4 em 4 anos os principais focos de interesse pelos quais se medem quem realmente ganhou são as capitais de distrito e os munincipios mais populosos (Gaia; Sintra; Matosinhos; Oeiras; Gondomar; Cascais; Guimarães; Amadora; etc...). Vamos ver então aqueles casos que mais prometem:

.Porto: o PS aposta forte com a escolha de Elisa Ferreira (um dos expoentes do Guterrismo), mas não creio que devam existir surpresas. Rui Rio tem-se dedicado a 100% ao Porto (daí a "ausência" do combate politico nacional) e deverá ganhar. Mas cuidado, ninguém melhor que Rio para saber que no Porto ás vezes existem surpresas.

.Matosinhos: se Narciso Miranda se candidatar como independente, podemos ter a repetição do que se passou em Famalicão há 8 anos, com o PSD a aproveitar o "brinde". Necessita-se é de candidato forte.

.Braga: acredito que é desta. O trabalho feito justifica a esperança de que Ricardo Rio vai ganhar.

.Setúbal: as sondagens são boas. Esperemos que Negrão não seja prejudicado pelo disparate de ter concorrido a Lisboa há 2 anos.

.Faro: não sou adepto de trocas de candidatos de uma câmara ganha para uma incerta. Mas neste caso creio que vale a pena. Porque não tendo qualquer simpatia por Macário Correia, reconheço que foi um bom presidente de câmara e tem reais hipóteses de corrigir o disparate de há 4 anos em Faro.

.Lisboa: parece que a distrital e MFL vão levar a sua avante. Ainda bem. Ainda bem para o PSD, ainda bem para Lisboa. Porque façam as campanhas que quiserem, as jogadas sujas que desejem, uma coisa é inegável: as bases desejam Santana. E contra uma esquerda motivadissima, e contra "companheiros" empenhados em contrariar as bases, acredito que Santana vai ganhar. E com ele, obviamente, o partido e os lisboetas.


Este são apenas alguns dos locais onde a "luta" vai ser animada. Haverão outros, como por exemplo Viana do Castelo ou Leiria, mas serão estes que ditarão quem realmente vence o acto eleitoral.


PS(D):esperemos que as escolhas sejam feitas com critérios de excelência. Até agora, com poucas excepções, assim tem sido.Muito por mérito das diversas Distritais e Concelhias.

3 comentários:

Anónimo disse...

João, concordo inteiramente com o teu post!

Devo salientar que no caso de Viana do Castelo, poderemos ficar com uma melhor percepção do rumo da eleição só depois do dia 25 de Janeiro, dia em que se realiza o Referendo de integração à Comunidade inter-municipal.

João Carvalho disse...

Caro Duarte
espero que a Viana seja dada uma atenção pela CPN semelhante á que é dada a Braga (que é merecida). No que for preciso contem comigo para fazer campanha, já que em Guimarães nem campanha se faz.

Rui Rodrigues disse...

Tenho algumas divergências com a leitura do Joao Carvalho.
Concordo no Porto onde acho que Rio vai ganhar salvo se andar a dormir.
Discordo em Matosinhos onde acho que ou os socialistas se entendem e ganham ou ganha Narcisoe o PSD fica em terceiro lugar.
Em Braga aposto em Mesquita Machado.Penso que Ricardo Rio tem feito bom trabalho mas ainda não será desta.
Setúbal não me parece.Se Negrão não tem cometido o erro de Lisboa seria o grande favorito.
Assim duvido.
Faro: Macário não foi tão bom presidente assim e não tem hipóteses apesar de Apolinário tambem nada ter feito.
Lisboa é a maior das incógnitas.Concordo que Santana é o melhor candidato do PSD mas não sei se chega.Vão ser muitos contra ele.Dentro e fora do partido.