09 janeiro 2009

Referendo em Viana do Castelo

Caros (as) Amigos(as):

No dia 25 de Janeiro de 2009 realiza-se no concelho de Viana do Castelo, o primeiro referendo a nível concelhio em Portugal.
O Partido Social Democrata foi o proponente do supracitado referendo em reunião camarária tendo o mesmo sido aprovado por unamidade no executivo municipal assim como foi aprovado na Assembleia Municipal com somente uma abstenção.
A pergunta objecto de referendo é: " Concorda com a integração do Município de Viana do Castelo na Comunidade Intermunicipal Minho-Lima?"
Pessoalmente sou favorável á integração de Viana do Castelo na Comunidade Intermunicipal Minho-lima.
Defendo um Distrito unido, um Distrito solidário.
Os apoiantes do Não referem que as despesas da Comunidade Intermunicipal Minho-Lima são pagas na proporção da população de cada município. É falso! São igualmente divididas.
Os apoiantes do Não refugiam -se em argumentos despropositados, sem fundamento, totalmente irrealistas e dignos da atitude do " orgulhosamente só" quando referem que Viana do Castelo deveria ter maior representatividade por ser o maior concelho contudo nada alteraria uma vez que teria sempre de negociar acordos com outros concelhos.
Os apoiantes do Não omitem que as despesas da Comunidade têm que ser aprovadas nas Assembleias Municipais havendo assim uma forma na lei de proteger os interesses da capital de Distrito.
Os apoiantes do Não sofrem de amnésia quando querem fazer esquecer que nos últimos anos, Viana do Castelo esteve integrada na Valima e Valimar , onde cada concelho tinha um voto, como acontece, agora, na Comunidade Intermunicipal Minho-Lima.
Porque não referem os araltos da verdade que na Assembleia Municipal, cada freguesia, independentemente do tamanho e número de habitantes tem apenas um voto?
Porque motivo tentam os defensores do não esconder que os financiamentos irão propriamente para projectos estruturais que envolvem municípios?
Porque não referem que o concelho de Viana do Castelo perderá as verbas dos 70 milhões de euros do QREN?
Dia 25 de Janeiro como cidadão voto Sim à região da qual me orgulho.
Voto Sim à união do Distrito.
Voto Sim porque gosto da minha terra.
Voto Sim pelo desevolvimento e progresso
Voto Sim contra as guerras internas do Partido Socialista que só prejudicam a região e os cidadãos.
Voto Sim contra a atitude chantagista e de vitimização de quem refere que se demite da Presidência da Câmara Municipal se os Vianenses votarem favoravelmente à adesão à CIM.
Tenho Dito!

2 comentários:

Anónimo disse...

excelente post.ideias claras quanto ao que interessa a Viana e uma estratégia politica muito correcta.
Nao voto em Viana mas se o fizesse votaria sim.exactamente pelas razões aaduzidas pelo autor do post.

João Carvalho disse...

Embora pense que este é daqueles assuntos que a médio prazo se tornará irrelevante, devido á inevitabilidade da regionalização, desejo-vos a melhor das sortes para o referendo. Que o resultado possa ajudar a uma vitória ainda mais importante, a das autarquicas, que vocês tanto merecem.