02 janeiro 2009

Um palavra para 2009.

Inicia-se em 2009 mais uma etapa, por muito mínima que a possam considerar. A entrada de um novo ano é para todos um sinónimo de esperança, de vontade de mudar algo. Embora seja legítimo e de certa forma necessária esta sensação, não podemos, de alguma forma, esquecer que estamos a viver a pior crise internacional Económico-Financeira que, indiscutivelmente, está a afectar o panorama Social. Com toda esta negatividade gerada pela especulação presente na nossa estrutura económica é, imperativamente fulcral, implementar no nosso quotidiano uma palavra - Prudência.
Eu elejo esta a palavra do ano pelos mais diversos e importantes factores. No panorama Económico-Financeiro internacional, para retomar o crescimento deste, torna-se importante fomentar a capacidade de investimento (Bolsas, infraestruturas, etc) dos órgãos governamentais internacionais mas com ponderação. Estamos em tempos de risco e isso não nos permite arriscar sem que tenhamos certezas de retorno. O mesmo se aplica aos investidores casuais e aos novos. Antes de investir, recomenda-se uma avaliação fria e calculista do lucro que esta poderá ter a médio-longo prazo.
Relativamente á população em geral é necessária outra visão. Recorrer cada vez menos ao crédito é uma medida fundamental para tornar o endividamento menor e aumentar a liquidez bancária. Na minha opinião, eu aconselho vivamente o investimento em infraestruturas. A desvalorização de agora vai ser precedida de uma valorização significativa a longo prazo.
Em tom de conclusão, desejo a todos que tornem 2009 o ano em que a crise começou a ser realmente combatida e que o vivam aliados aos sentimentos de esperança e ambição.

Um bem haja!

0 comentários: