06 fevereiro 2009

FALTA DE CLASSE.

Outro dia ao ver as noticias assisti a uma peça sobre uma sessão plenária no Parlamento Europeu (não estou a brincar, deu mesmo na televisão nacional). O assunto em discussão eram os já celebres (e ressequidos) voos da CIA, e a hipótese de países Europeus receberem presos de Guantanamo. Intervieram criticamente (Deus livre a RTP, SIC ou TVI de darem um Eurodeputado estrangeiro a elogiar Durão Barroso) uma deputada francófona (creio que Belga), uma de leste e um Italiano, todos na sua língua. Segui-se então o momento que justifica este post:

interviu a espalhafatosa Ana Gomes, com a arrogância e inabilidade politica que todos lhe conhecemos (excepto o PS, mas eles lá sabem a bitola que têm para escolher eurodeputados), manifestando a sua inveja por Durão Barroso. Tudo bem, podemos não gostar, mas é um direito dela. O que me deixou atónito foi que fez toda a sua intervenção em INGLÊS!!!??

O Português é uma língua oficial do Parlamento Europeu, existe tradução simultânea, e numa mostra de provincianismo, de falta de classe e de menoridade intelectual que apenas a envergonham a ela, essa senhora faz-me uma intervenção noutra língua que não a sua, a do pais que a elegeu.

Talvez tenha vergonha de ser Portuguesa.

Eu pelo menos sei, que enquanto Português, tenho vergonha de a ter como Eurodeputada.

PS(D): Imediatamente a seguir interviu o Eurodeputado Português eleito pelo PSD Carlos Coelho. lo, como não podia deixar de ser, em PORTUGUÊS. Com a classe e fluidez de ideias que lhe conhecemos. Sem envergonhar Portugal e os Portugueses. Enfim, duas formas de estar na politica.

1 comentários:

Anónimo disse...

Caro João,

Subscrevo totalmente o teu post.

Também vi essa reportagem, considero lamentável a atitude da Eurodeputada Ana Gomes em fazer o seu discurso em inglês, como se tivesse vergonha da sua língua-mãe, e em atacar sistematicamente o Dr. Durão Barroso.
De louvar, o inevitável, Carlos Coelho, que mostrou, mais uma vez, a sua capacidade de intervenção com fluidez e rigor e em Bom Português…

Um exemplo para todos os Eurodeputados Portugueses….