05 fevereiro 2009

Portugal em Grande

Segundo variada comunicação social Durão Barroso,Presidente da Comissão Europeia tem o apoio do Partido Popular Europeu para recandidatura ao cargo.
Wilfried Martens, apresentou em Bruxelas o esboço do manifesto do PPE para as eleições europeias de Junho próximo, disse que o nome de Durão Barroso é "consensual" no seio da principal família política europeia e será formalmente anunciado como o candidato do PPE à presidência do executivo comunitário no congresso que se celebrará a 29 e 30 de Abril na capital polaca.
Apesar de o anúncio formal do apoio a essa candidatura estar previsto para Abril, o líder do PPE ressalvou que é necessário esperar pelos resultados das Eleições Europeias de Junho próximo, já que o nome do presidente da Comissão Europeia necessita não só de uma maioria qualificada no Conselho (ao nível dos chefes de Estado e de Governo dos 27), como também de uma maioria no Parlamento Europeu.
Referiu que, mesmo que o PPE continue como a maior força política,é desejável um acordo com outras forças políticas, de modo a que o presidente do executivo comunitário tenha um apoio tão amplo quanto possível.
Actualmente, o Partido Popular Europeu(família que integra as delegações do PSD e CDS) é a maior família política do Parlamento Europeu, com 288 deputados, seguido dos Socialistas Europeus, com 217, e dos Liberais, com 100 assentos.

0 comentários: