17 dezembro 2009

Mais uma para a conta!


E lá se acabou por confirmar o que se temia: O red Bull Air Race foi mesmo desviado do Porto/Gaia para Lisboa/Oeiras!

Mais um evento que possuía um enorme retorno financeiro, turístico e cultural a ser desviado para a capital. Com enormes prejuízos para uma região Norte que tanto tem sofrido com centralismo atrasado e bacoco que continua a reinar neste pais de 3º mundo ao nível da da UE.

Mais grave do que a perda do evento em si (o que por si só já é um prejuízo considerável) é o sinal que esta decisão dá para o país. Mais um entre muitos. Senão vejamos só alguns exemplos:

na 2ª presidência da UE a grande bandeira do Governo Guterres foi um programa para o desenvolvimento tecnológico da UE. Como se chamou e onde foi assinado? Objectivo LISBOA, assinado em LISBOA.

Na 3ª presidência da UE o objectivo do governo Sócrates foi a assinatura de um tratado constitucional (não confundir com constituição). Como se chamou? Onde foi assinado? Tratado de LISBOA,assinado em LISBOA. Perdendo assim a oportunidade de dar visibilidade a outra região do País associando-a a um momento marcante da historia da Europa. Porque não tratado de Évora; de Vila Real; de Coimbra; de Guimarães; de Aveiro ou de Santarém?

Porque não seguir exemplos anteriores (tratado de Maastricht e não de Haia ou Amesterdão; Tratado de Nice e não de Paris)? Porque nesses casos falamos de países modernos e com uma mentalidade desenvolvida e não de um pais com mentalidade terceiro-mundista como o nosso.

Após 4 anos e meio de maioria absoluta em que o Governo PS se destacou por ser o mais centralista desde o estado novo, José Sócrates avançou para este mandato com a promessa de finalmente avançar com a regionalização. Desde então o PS já veio corrigir o rumo e através de Francisco Assis lançou um debate interno(!!?) para que a reforma possa ser lançada no final do mandato. Mandato esse que o PS não faz a mínima tenção de cumprir, tudo estando a fazer para que o governo caia antes, o que torna esta intenção em mais um embuste á boa maneira da escola Sócrates!

E perante isto temos um país cada vez mais revoltado por estas injustiças, por este centralismo, e a exigir mudanças claras. Mudanças essas que só podem passar pelo referendo imediato á regionalização, após uma célere alteração constitucional que ponha fim á obrigatoriedade da instituição simultânea das regiões (para que Lisboa, Madeira e Açores não possam vetar as legitimas aspirações do resto do país).

E para o PSD uma sugestão: deixem-se de indecisões. O país não vai esperar que o PSD se defina , e este é um comboio que temos de conduzir e não ir a reboque no vagão das mercadorias.

PS(D): Falta saber uma parte essencial desta história; se a mudança se faz com o apoio de empresas financiadas com dinheiros públicos, nomeadamente TMN, EDP ou GALP? Sócrates provavelmente dirá que não. Mas como já nenhum português acredita que o que o PM diz é verdade, esse é um grande problema.

1 comentários:

Rui Rodrigues disse...

Qualquer dia levam para Lisboa o FCP, o castelo de Guimarães,o galo de Barcelos, a basilica do Sameiro,a igreja de Santa Luzia, os espigueiros do Lindoso e só não levam o Gerês porque não podem.
Este caso do Red Bull ´+e apenas mais um para a conta como diz o autor do texto.
Por isso entendo que só regionalização porá cobro a este saque de que o país é alvo por parte do terreiro do paço e do palácio de s.Bento.
Claro que com este PS é impossivel.
Pode ser que se um dia voltar a existir o PSD isso seja possivel.