26 março 2010

1,2,3, vamos lá outra vez!


E lá vamos nós para mais umas eleições internas no nosso partido. São já as quartas (eleições) com directas em que voto e confesso que já necessito de um algum esforço para ( caso tivesse de juntar as outras eleições para a liderança no período pré-directas) me lembrar do total de eleições internas em que votei.

Mas não é por serem mais umas que estas deixam de ser importantes, muito pelo contrário. Estou plenamente convencido que nestas eleições mais que o próximo líder do PSD os militantes estarão ,de facto ,a eleger o próximo primeiro-ministro de Portugal.

E como de professor Marcelo todos temos um pouco, vou aqui analisar um pouco o que foram os principais temas da campanha e aposição dos candidatos em relação a esses temas:

PEC:

Passos Coelho- defendeu o voto contra e já anunciou que não se sente vinculado pela posição assumida pelo PSD nesta votação.

Paulo Rangel- Também defendeu o voto contra e lamentou a abstenção do PSD. Mas não disse o que pretendia agora fazer.

Aguiar Branco: fiel á posição assumida.

Opinião: creio que Passos está corretissimo neste ponto, Rangel está bem ao defender voto contra mas fica a meio da ponte ao não revelar o que pretende fazer, e Aguiar Branco não podia seguir outro caminho.

MOÇÃO DE CENSURA:

Passos Coelho: defende-a em duas situações; se a comissão parlamentar sobre o negocio PT-TVI provar que Sócrates mentiu ou se o governo der mostras de não conseguir governar.

Paulo Rangel: neste ponto está surpreendentemente moderado (cauteloso?). Prefere não provocar uma "crise politica".

Aguiar Branco: apenas admite tal atitude se ficar provado que Sócrates mentiu no caso PT-TVI.

Opinião: de acordo com Passos e com Aguiar, não deixo de estranhar que o candidato que mais se mostrou ao ataque nestas eleições, Rangel, se mostre tão cauteloso neste ponto.

REGIONALIZAÇÃO:

Passos Coelho: o mais original nesta matéria! Defende o fim da consulta obrigatória, instituindo-se a regionalização pela via parlamentar, começando pelo Algarve.

Paulo Rangel: defende o referendo interno e depois o nacional.

Aguiar Branco: defende o referendo interno e depois o nacional.

Opinião: eu quero é que a regionalização se faça de uma vez! E folgo em ver que os três a desejam. Só acho é que a fazerem-se experiências, estas não deveriam ser limitadas ao Algarve.

JUSTIÇA (PGR)

Passos Coelho: defende a demissão do PGR.

Paulo Rangel: è contra a demissão do PGR

Aguiar Branco: é contra a demissão do PGR.

Opinião: 200% de acordo com Passos Coelho. Já basta o que basta. O que é demais é erro. No regime democrático não podem existir intocáveis, uma espécie de burros sagrados.

REVISÃO CONSTITUCIONAL

Passos Coelho: Circulo nacional único acompanhado de diversos círculos uninominais (eleições legislativas)

Paulo Rangel: ?

Aguiar Branco: reforço dos poderes do presidente da Republica, nomeadamente na nomeação do PGR e do gov. do banco de Portugal

Opinião: não conheço as propostas de Paulo Rangel para esta área, embora admita que ,obviamente, as terá. No resto estou de acordo com Passos e Aguiar Branco.

Estes foram, a meu ver, os 5 principais pontos (políticos) da campanha e a maneira como os interpretei. E aqui está a prova de que por mais que a impressa se preocupe em passar a imagem de que no PSD só se discutem quotas e caciques, se fez de facto politica e se debateu sobretudo o país.

Agora só resta votar. Sempre em consciência.

Pelo PSD.

Por Portugal.

0 comentários: