26 março 2010

Não chega!


A propósito da abstenção na votação do PEC, a ultima asneira de um consulado de Manuela Ferreira Leite que foi um churrilho de disparates do inicio até ao fim, leio no DN que 17 deputados deputados do PSD e o líder da JSD, Pedro Rodrigues, apresentarão uma declaração de voto contra o projecto de resolução.

Admito a atitude no caso dos 17 deputados, mas no caso do nosso líder tenho de dizer , claramente, que não chega. È manifestamente insuficiente.

Se há coisa de que Manuela Ferreira Leite não se poderá queixar é da postura da JSD durante o seu mandato. debaixo da liderança de Pedro Rodrigues a JSD foi sempre de uma lealdade e correcção absolutamente extraordinárias.

Com Pedro Rodrigues a Jota andou com o partido ao colo em 2 actos eleitorais, tendo grande quota de responsabilidade na vitória nas europeias e no evitar de um desastre maior nas legislativas. Com Pedro Rodrigues a Jota esteve sempre na 1ª linha do combate a José Sócrates. Com Pedro Rodrigues a Jota recuperou a sua capacidade de mobilização. Com Pedro Rodrigues a Jota deu sempre o peito ás balas quando tal se justificava. Com Pedro Rodrigues a Jota deixou de ser falada pelas festas e comportamentos irresponsáveis. Com Pedro Rodrigues a Jota recuperou a sua credibilidade e o seu papel da grande organização Politica de juventude Portuguesa.

Mas foi também com Pedro Rodrigues que a Jota assistiu ao descalabro do Partido sem nunca publicamente dar um murro na mesa. Foi com Pedro Rodrigues que a Jota assistiu a disparate atrás de disparate por parte de Ferreira Leite sem nunca deles se demarcar. Foi com Pedro Rodrigues que a Jota assistiu ao excluir de militantes das listas (por delito de opinião e contra vontade das bases) sem nada dizer. Foi com Pedro Rodrigues que a Jota se secundarizou quando mais se exigia a sua independência perante a fragilidade da CPN do Partido. Foi com Pedro Rodrigues que a jota terá esquecido o seu principal papel, aquele a que Francisco Sá Carneiro se referiu quando apelidou a Jota de "consciência critica do partido".

A votação do PEC foi um claro exemplo disso.

Meu caro Pedro, a tua atitude de apresentares uma declaração de voto contra o PEC é perfeitamente aceitável. Mais te digo, deveria ter sido tomada por outros que na campanha interna defendem o voto contra e agora nada fizeram.

Mas não chega! Há alturas em que um líder da JSD se exige mais. Há alturas em que a JSD deve salvar o partido de si mesmo, fazer rupturas. Tendo a CPN do PSD legitimidade institucional para tomar a posição que tomou, a verdade é que já não possui legitimidade politica. E não fazendo essa ruptura, a jota ficou vinculada a mais um disparate de uma direcção desastrada.

A JSD deveria ter dado instruções claras aos seus Deputados para votarem contra o PEC! mesmo contra a vontade da CPN e direcção do grupo parlamentar.

Não o fez. E assim prestou um mau serviço ao partido.

E mais uma vez falhou na sua missão de ser a consciencia critica do partido.

0 comentários: