11 março 2009

A essência da JSD

Vou tentar ser o mais breve possível, destacando nesta mensagem algumas das problemáticas que a JSD têm de encarar com vista a inovar.

Todos nós conhecemos as mensagens que se passam na Internet, textos e textos onde cada um dá o seu desabafo e de onde resultam poucas soluções ou motivações que cativem a juventude Portuguesa a ser da JSD.

Ser da JSD é ser irreverente, é ser lutador, é adaptar os princípios antigos, aos novos desafios da modernidade, é passar a ideia do humanismo através da actividade com os nossos jovens, é procurar estabelecer novas políticas que não se esgotem em discursos mas sejam ricas em acções.

Para cativar o jovem a ser JSD, não bastam os vídeos na Internet, é importante que cada secção divulgue a sua mensagem, que cada secção procure quais as necessidades dos jovens de hoje e que cada uma delas tenha a consciência que os representa. Temos de fazer políticas para os jovens do século XXI e não para os jovens da década de 70 e 80, estes tiveram as suas causas, definiram os seus princípios, e hoje temos de os adequar à modernidade, às novas necessidades e às suas causas.

Temos de demonstrar à juventude que temos força e estamos com eles nas novas exigências, temos de fazer novas políticas, que podem passar até por criar grupos de trabalho, com jovens militantes ou simpatizantes que sob a observação de cada uma das secções irá certamente a dinamizar e ajudar a criar soluções para a JSD.

Temos de criar um novo discurso, adaptá-lo aos princípios que defendemos e levá-lo por Portugal fora, dizendo que também na JSD os jovens podem fazer as actividades que discutem em cafés, nas universidades e nas escolas, criando e inovando novos conceitos que certamente vão mudar a política e o futuro da juventude em Portugal.


Pedro Mandim Ricardo
, JSD Maia.
Nota: Pedro Ricardo é novo contribuidor do Blog Pensare Jota.

22 comentários:

Anónimo disse...

Caro companheiro,

Para além do nome nota-se que temos preocupações em comum. Fui durante 3 Mandatos Presidente de Secção,estive na Distrital, estive envolvido nos Congressos da JSD (exceptuando o último por motivos profissionais)em que ouvi discutir os problemas da JSD. As conclusões são "aos milhares". Hoje acompanho a Jota de todas as formas possíveis, mas sem pertencer aos órgãos pois entrei demasiado cedo e por isso senti que devia dar lugar a outros mais cedo do que o normal.
Antes do actual líder Pedro Rodrigues ser eleito o problema era a falta de visibilidade da Jota, o defeito na comunicação, o problema do protagonismo político... A equipa de Pedro Rodrigues resolveu e muito bem essa questão e o defeito passou a ser a ausência de conteúdo da mensagem... Pois bem, discutimos quase tudo menos o que é verdadeiramente essencial. Aquilo que tornará cada vez mais dificil a adesão dos jovens à nossa causa... Nós devemos deixar os campos de actuação tradicionais e buscar os campos onde se encontram os jovens de hoje, para depois sim, os chamar para o nosso campo. A JSD tem uma estrutura demasiado rígida e fechada. O militante de base não se sente membro da família nem se revê nos dirigentes, pois não participa nos processos de escolha.
Existem órgãos que funcionam como barreiras ao processo de acção política, colocando entraves na formação da consciência política.
Os nosso melhores, as mentes mais arejadas, ficam muitas vezes pelo caminho perdidos entre as inerências, as vontades das secções com mais militantes, ou da vontade elitista de alguns membros das distritais...
As nossas cabeças mais brilhantes, vão-se afastando percebendo quando o caminho que têm de perseguir prevê guerrilhas internas futeis ou acordos de lugares e pouco de ideias. Repararás que a JSD precisa, não de uma mudança de dirigentes, que penso estar muito bem servida por esse país fora mas de uma mudança estrutural que permita aos melhores -sejam eles de onde forem- colaborar na construcção da nossa identidade.
É preciso coragem para mexer na JSD, para lhe alterar os Estatutos, para ir longe... É preciso vontade e força para imprimir à JSD um ritmo que a leve, não a acompanhar o seu tempo, antes a estar à frente no seu tempo.
É por aí o caminho...

saudações sociais democratas

João Carvalho disse...

Em teoria concordo com muito do dito no texto. Creio que a jota tem estado nos ultimos anos, sobre a liderança de Pedro Rodrigues, num caminho muito positivo, mas como qualquer grande estrutura (e a jota é uma estrutura ao nivel dos grandes partidos) ainda vai tendo alguns problemas e defices democraticos a nivel local e distrital. È um caminho que se vai fazendo, sendo que ser de uma jota hoje não é o mesmo que á 20 anos e provavelmente não será o mesmo daqui a 20 anos. Mas uma coisa é hoje inegavel, a oposição que mais tem incomodado as elites do P(rojecto)S(ócrates) tem sido a da JSD (PSD incluido)

Anónimo disse...

De facto estamos perante uma visão realista e uma esperança do que poderá ser a JSD no futuro! Não poderia estar mais de acordo com a redação do Pedro Ricardo! A JSD é uma estrutura de terreno e não de gabinetes, é uma estrutura que tem como missão estar junto da juventude portuguesa e assim promover o dever de cidadania dos nossos jovens que se têm afastado dessa responsabilidade.
O comportamento da juventude evoluiu e o comportamento dos politicos e jovens promissores não! O sentimento que tenho nesta matéria tem-se vindo a manisfestar pelos militantes da JSD que quando chegam à AR e outros cargos esquecem-se das suas origens e rápidamente esquecem-se do valor da JSD! E ficam muito admirados pelo valor dos militantes da JSD! É preciso que os politicos sejam mais humildes e mudem de atitude.

PAULO RESENDE militante JSD

Anónimo disse...

Grande amigo,

Nos tempos actuais as medidas tomadas já se tornam ultrapassadas, é certo, torna-se importante adequa-las e pensar nos jovens que sao aqueles que mais tarde vao tomar uma atitude para a mudança.

Como tentou provar Albert Einstein o criador da 'teoria do caos', o bater de asas de uma borboleta aqui pode desencadear uma tempestade enorme do outro lado do mundo, desta forma é necessário ter em conta todas as decisoes e medidas. Que sejam cuidadas e planedas com rigor porque o que se fizer hoje irá influenciar os tempos futuros e os jovens de hoje que serão os grandes intervenientes do dia de amanhã.

A tua forma de viver a JSD é estupenda,a tua luta nunca será apenas de um, porque a tua atitude é importante para que todos vejam que se lutarem de forma igual todos com o nosso pequeno discurso e pensamento podem mesmo mudar, porque hoje criamos o pensamento mas se nunca desistirmos, amanhã estaremos a aplicá-lo...



Força Pedro, nunca deixes de lutar por aquilo em que acreditas, porque quem não acredita nao consegue e tu estás no caminha certo para conseguires o que idealizas.

Abraço

Rui Jorge disse...

Eu como adolescente que sou e não muito experiente nesta área (mas sinto que necessito de aprender algo mais ) tenho vindo a reparar que os jovens de hoje em dia não ligam a politica pois pensam que não os atinge directamente e só atinge as pessoas mais velhas (ex:pais,avós,familiares).
No entanto tenho me apercebido que nos atinge muito mais do que nós nos apercebemos!
Por isso presto aqui o meu APOIO a jota a continuar com esse espírito de guerreiro pois é ao cativar os adolescentes e ao alertar los,so assim se vai mudando as mentalidades destes jovens desprotegidos da politica (assim convém ao estado) porque e com a luta que se muda um pais não ao acomodarem-se e esperar que alguém faça por nós!


Rui Jorge , Viana Do Castelo

Anónimo disse...

Pedro:
Acho que tens toda a razao no texto que escreveste, conseguiste atingir um tema que quase hoje ninguem se preocupa por estarem desapontados ou ate mesmo acomodados a um regime...
Acho que deves continuar a lutar por estes ideais e a defende-los sempre com esta garra porque é isso que atrai os jovens para a JSD...
Vejo te trabalhar nisso a já algum tempo e acho que sim estas no bom caminho e continua sempre, tens sempre o meu apoio e se algum dia precisares já sabes... bjinho

Anónimo disse...

Estive a ler, e como outros eu tambem concordo com muitas das coisas que aqui disses-te . E quero que saibas que sempre que precisares eu estou aqui.

Abraço

Carlos Triães , Lordelo Guimarães

Anónimo disse...

Concordo plenamente com a tua opinião.

Um bem haja,

Marco Rodrigues.

Hugo Sampaio disse...

Amigo Pedro Ricardo, és muito bem-vindo ao blog.Esta é também a tua casa!
Subscrevo totalmente o texto que redigiste. Identifico-me bastante com ele.
Grande Abraço;)

Anónimo disse...

pedro estás la!
é preciso mais jovens com esse gosto de lutar pelos interesses dos outros e com a força que tu tens!


força pedro!!!

Anónimo disse...

"é procurar estabelecer novas políticas que não se esgotem em discursos mas sejam ricas em acções."

É este o espírito. Força Pedro!
Cumprimentos, Mariana Alves.

Anónimo disse...

tem de ser pensamentos assim para q o país ande para a frente para bens pedro um texto muito acima da média. gil valdir jsd maia saudações socias democratas

Anónimo disse...

Depois de ler atentamente o documento escrito pelo Pedro Mandim Ricardo cheguei a conclusao que temos todos nós uma obrigaçao como jovens portugueses que somos interessar-mo-nos pelo nosso futuro e pelos nossos direitos.
Quero felicitar o Pedro pela sua opiniao dizendo que é destes jovens que precissamos,jovens com vontade de lutar e a favor da mudança.
E destas pessoas que a JSD precissa para defender os seus interresses nas assembleias municipais.

Um bem haja Daniel Fernandes JSD MAIA

Anónimo disse...

Força Pedro nunca deixes de lutar e leva as tuas ideias sempre avante...abraço**

Luís Silva militante JSD

Anónimo disse...

Estou muito de acordo com o texto que o Pedro Mondim Ricardo redigiu sobre a essência da JSD, sendo para mim o 3º e o 4º parágrafo a chave para o sucesso.

Bom trabalho Pedro e continua!

Abraço

Ricardo Pereira, Viana do Castelo

Guilherme Diaz-Bérrio disse...

Por principio, concordo com tudo o que dizes, Ricardo!

Mas é preciso ter muita atenção para não cair na política "fácil". E esta também existe no "discurso para a juventude".

É muito facil para uma CPN da JSD - ou uma distrital ou secção - fazer o caminho de menor resistência: subsidios para isto e para aquilo para jovens. Arrendamento, casa, emprego, ensino...

O caminho mais complicado, alertar os jovens para os verdadeiros desafios do sec. XXI - Segurança Social, Ambiente, e deixar de nos acomodar-mos numa geração "queremos mais e trabalhar menos" - costuma ser largamente ignorado [pelas estruturas da JSD e da JS. É uma critica global às juventudes partidárias].

Acho que a liderança do Pedro Rodrigues devolveu a JSD ao palco. Agora, é preciso alguma coragem para um discurso mais arrojado - e que terá, mesmo nos jovens, alguma resistência inicial.

PS: Tiago Rodrigues, a Teoria do Caos e o "bater de asas da borboleta", não é de Einstein, mas sim Edward Lorenz ;)

Anónimo disse...

Antes de mais, devo dizer que subscrevo inteiramente o comentário do companheiro Ricardo Pereira.
Sinto exactamente a mesma coisa. A pergunta que coloco pq é a dúvida que me assalta permanentemente é esta. Como é que conseguimos fazer da JSD o centro das mentes brilhantes do nosso pais? E como é que vamos algumas vez eliminar os acesso de vontade elitista de alguns membros das mais variadas comissões politicas que impedem as boas ideias de chegar ao seu destino?
Um abraço Social-Democrata,
Luis Filipe Santos

Anónimo disse...

Vai aqui uma certa confusão, de Pedros, Ricardos, Pereiras...etc.

De qualquer forma volto aqui para sublinhar a minha concordância com as palavras do Guilherme Diaz-Bérrio e os alertas que faz no seu comentário.

E partindo do princípio que o companheiro Luis Filipe Santos está de acordo com o meu comentário (o 1º deste post)e é com base nele que formula as suas questões, vou tomar a liberdade de escrever algumas palavras. As questões são:
"Como é que conseguimos fazer da JSD o centro das mentes brilhantes do nosso pais? E como é que vamos algumas vez eliminar os acesso de vontade elitista de alguns membros das mais variadas comissões politicas que impedem as boas ideias de chegar ao seu destino?"

A resposta à primeira pergunta não é fácil... tão pouco tornar uma juventude partidária no centro das mentes brilhantes do nosso país se afigura uma tarefa possível no imediato. Até porque muitas das mentes brilhantes do nosso país acreditam que o seu brilhantismo se perderá com a envolvência partidária... e isto é uma questão de sistema. Logo passamos à segunda questão que em si mesma coloca em causa o próprio sistema. Penso que a revisão estatutária é o caminho- como disse - e nela terá de haver muita coragem, principalmente para lutar contra a "má moeda". A eliminação dos obstáculos ao caminho das boas ideias passará pela refundação da própria Jota. Vivemos um tempo diferente daquele em que os Estatutos foram aprovados, vivemos até um tempo diferente das várias revisões estatutárias até aqui levadas a cabo. Propostas concretas ainda não tenho. Tenho algumas ideias, tenho ouvido muitos militantes de todo o país e de diferentes secções e tipos de secção. Estou empenhado em construir um local de debate onde se possa chegar às propostas concretas de alteração estatutária de colocar a JSD na vanguarda. Mas sempre tendo em mente que a refundação da JSD será apenas um pequeno passo para aquilo que virá mais cedo ou mais tarde: a refundação do sistema político vigente.
Caso contrário, por muito que lutemos, por muita qualidade que se encontre nas estruturas da JSD, por muito que alguns queiram, haverá sempre quem prefira o doce empurrão da corrente...

Saudações Sociais Democratas
Ricardo Pedro Pereira

Anónimo disse...

Muito bem, já vi que tem havido alguma participação, e desde já gostava de agradacer a todas as pessoas que me apoiaram, nesta primeira iniciativa no blogue.

Há apenas algumas arestas que gostava de limar, em relação ao facilitismo, penso que são as acções que cada estrutura promove no seu municipio ou distrito que definem esta ideia,logo são as politicas de terreno, como por exemplo( acções de primeiros socorros nas escolas, com o objectivo de sensiblizar os jovens para uma causa, que se combate as politicas facilitistas), segundo atrair investimentos, lançar roteiros de joventude,por exemplo, que mostrem os possiveis polos dinamizadores de um concelho para os jovens, e que os incentivem a serem empreendedores.

Terceiro penso que já notaram que me alonguei e que no fundo, a internet é um meio de aproximação, a mensagem que importa deixar é uma visão simples e comunicativa que possa ajudar todos a perceber o que é a minha ideia ou a ideia de muitos, sobre a JSD e a juventude portuguesa.

Cumprimentos, Pedro Mandim Ricardo

Anónimo disse...

Se há coisa em falta hoje em dia são jovens motivados com ideias/planos para o futuro. Força Pedro

Cumprimentos,

Avelino Silva.

Anónimo disse...

Concordo plenamente .
Força Pedro !

Anónimo disse...

Concordo totalmente com o que disseste, é preciso cativar os jovens a querer dar o seu contributo, a ser jota. Como disseste, é preciso saber chegar ao jovem da actualidade e fazê-lo deixar o conformismo e fazê-lo ver que só assim se chegará às melhores soluções, mais rápido.
Parabens pelo redigido.


Helder Oliveira,
militante JSD