06 abril 2009

GRUPO EXCURSIONISTA

A reacção da Distrital do PSD de Braga e dos deputados por nós eleitos pelo circulo de Braga ao caso Braval esteve dentro do "modus operandi" habitual, ou seja, foi inexistente. Neste como em todos os assuntos políticos de relevo que marcam a vida do nosso distrito a postura dos Deputados por nós eleitos é sempre a mesma, entram mudos e saem calados. Assim tem sido ao longo de quatro penosos anos de legislatura, mais se assemelhando a grupo excursionista que vai semanalmente à capital do a que um grupo de Deputados eleitos no 3º maior circulo eleitoral português.
Em 4 anos não se lhes recorda uma intervenção politica de fundo; um qualquer combate politico de que se possa dizer que surgiu dos deputados de Braga; uma presença no terreno activa (estou a falar de estar junto das populações , não de presença pelas sedes do partido junto de meia dúzia de apoiantes); nada. O mandato dos Deputados do PSD é de uma pobreza alarmante, o que gera nos milhares de eleitores que neles depositaram a sua confiança um enorme sentimento de termos sido vitimas de um embuste politico. Foi-nos vendido gato por lebre.

Ok, confesso que exagero quando digo que não tiveram qualquer destaque. Tiveram-no num dos assuntos mais marcantes da legislatura: o das faltas dos Deputados, onde vários desses senhores estão no top ten dos mais faltosos, tendo até a duvidosa honra de deterem o nº1 , nem mais nem menos que o próprio presidente da Distrital, o líder da excursão, o sr. Virgílio Costa.

De resto não se os vê ao lado das centenas de trabalhadores que diariamente vão para o desemprego no distrito mais fustigado por esse drama; ao lado dos estudantes universitários que têm de abandonar os estudos devido á politica de cortes deste governo; do Vitória, do Braga, do Vizela e do Gil Vicente vitimas de discriminação de uma imprensa e Governo que só vêm 3 emblemas;ao lado da concelhia de Braga na denuncia de tanto facto obscuro da gestão Mesquita (mas curiosa foi a celeridade do sr. Virgílio Costa a declarar a sua solidariedade a Mesquita Machado, segundo ele vitima de uma "perseguição", não se preocupando com o facto de estar a minar o trabalho do "seu?" candidato em Braga); enfim não se os vê em nada...

Perante tudo isto a presidente do PSD, que assenta o seu discurso numa mensagem de verdade, só pode ter uma atitude, a não recondução de nenhum dos membros deste grupo excursionista á capital nas próximas listas às eleições legislativas. Porque os eleitores podem ser enganados uma vez, mas dificilmente o serão duas. E na diferença entre um bom resultado em Braga (com uma lista nova) ou um banho (com os excursionistas) pode estar a obtenção da maioria absoluta por parte do PS.

PS(D): Em tempos o nosso líder Pedro Rodrigues defendeu que quem tem mais de 30 faltas na legislatura não se possa recandidatar. Eu vou mais longe; defendo o lançamento imediato (se preciso for sob o patrocínio deste blogue) de uma petição assinada por militantes e independentes e destinada à presidente do Partido defendendo exactamente que já não seja permitido aos que deram mais de 30 faltas nesta legislatura voltarem a candidatar-se nas listas do PSD.

2 comentários:

Unknown disse...

E não esqueçamos que Braga é o terceiro distrito do país que mais deputados elege: 17, se não estou erro, e nas próximas legislativas vai eleger mais um em face do aumento de população.

rui rodrigues disse...

Excelente post este.
Que traduz a realidade do PSD no distrito de Braga.
É importante denunciar a "calaceirice" desses senhores em todos os lugares possiveis.
Para que nem um possa voltar a ser deputado jamais.
Mas também é fundamental que na proxima distrital esse calaceiros não tenham assento.
O PSD no distrito de Braga tem de mudar de vida
E depressa.