30 junho 2009

Piada do dia...


Num dia cinzento, eis que surge uma noticia para alegrar o dia como de um raio de sol se tratasse....

O ministro da Economia, Manuel Pinho, anunciou hoje o fim da crise em Portugal e disse que a questão agora é a de saber "quanto é que a economia portuguesa vai crescer". - in Jormal Publico

Ate ao proximo post....
Dri

19 junho 2009

Obrigado sr. "engenheiro"!



Fui um dos muitos Portugueses que assistiu na SIC á entrevista de José Sócrates. Tinha grande curiosidade em perceber qual seria a estratégia a seguir pelo PS após uma derrota que os fez passar de pretendentes a uma maioria absoluta a partido em sério risco de perder as eleições. Devo confessar que não estava á espera do que assisti!


Depois de quatro anos de um primeiro-ministro arrogante, convicto do seu caminho (por muito errado que ele seja), que explodia com facilidade quando provocado, muitas vezes grosseiro, tivemos perante nós um homem a usar e abusar de uma pretensa humildade, querendo passar uma imagem de compreensão, muitas vezes fingindo não compreender o porquê de tantas criticas a um homem que tanto faz pelo país (pelo menos na sua óptica).


È perfeitamente natural e aceitável que após uma derrota da dimensão da que sofreu, José Sócrates tente mudar de postura, deve ser isso que os seus assessores lhe recomendaram, mas do que eu, e creio que a maioria dos portugueses, não estávamos á espera era daquele exagero. José Sócrates quis encarnar um papel, mas exagerou, revelando péssimos dotes de actor (quem diria!!!), e passando uma imagem de falsidade, de embuste, que lhe sairá muito cara nas eleições. Porque ou Sócrates insiste na postura na esperança de que todos sejamos inocentes o suficiente para cair no logro, ou Sócrates volta ao estilo prepotente que tão maus resultados deu.
O certo é que o primeiro-ministro se colocou entre a espada e a parede, e ainda bem para o país. Na são Caetano á lapa devem ter adorado a entrevista. Eu sei que adorei. Obrigado sr. "engenheiro".

18 junho 2009

Documentário da Sic Radical sobre a JSD

Parte 1



Parte 2


Parte 3

13 junho 2009

Análise Social.

Um facto conscientemente aceite pela Sociedade desde os tempos primórdios desta, é a diversificação de atitudes e comportamentos mediante a situação presenciada e exigida num momento específico. Com a conjuntura actual, é fulcral a discussão sobre a proporção do impacto da crise Económico-Financeira na questão social. Desde o despontar desta situação que a divisória de pensamentos alicerçou-se a uma perspectiva cada vez mais negativista.


Contextualizando o panorama Económico-Financeiro vigente, desde a sua fase embrionária até á data actual, quais as proporções atingidas a nível Social, quando avaliado o comportamento populacional em extractos individuais?


Indiscutivelmente, a questão é de relevante discussão uma vez que, na minha óptica, apenas com o debate de opiniões relativamente a este assunto, a crise Económico-Financeira que assola a Sociedade Internacional poderá ser ultrapassada.

Efectivamente, e sem qualquer margem para dúvida, esta crise despontou uma realidade já submersa. Desde a confirmação do cenário de crise actual, os índices de desconfiança social revelaram-se e continuam a revelar-se seriamente problemáticos.

Os índices de Confiança são negativos.

Quando afirmo, veementemente, que a confiança assumiu patamares de negatividade, refiro-me concretamente ao tema subordinado á questão 1 que avalia os índices de confiança individual. A população mundial na sua maioria aumentou a sua desconfiança para com os outros, criando divisórias com o objectivo de se salvaguardarem. Exemplificando um caso concreto, poder-se-á abordar o caso dos investidores individuais. Com o “rebentar da bolha especulativa”, in George Soros – O novo paradigma para os mercados financeiros, outrora, as individualidades com grande capacidade de investimento no sector financeiro, retraíram-se e adoptaram medidas contraccionistas e proteccionistas com receio de perderem o seu capital. Associando estas medidas aos consumidores, ou seja, á população habitual, estes começaram a desconfiar das instituições bancárias, originando aglomerados de multidão com o objectivo de retirar as suas poupanças destas. Ademais, os consumidores retraíram-se de tal forma no campo económico, atingindo proporções drásticas para este. Um dos factores negativistas deste campo é o desemprego. Com o aumento substancial deste, a população entrou em colapso intelectual, gerando atritos nos seus seios familiares.

Em tom de conclusão, pode afirmar-se convictamente, que, inicialmente os indícios da crise Económico-Financeira originaram uma relativa desconfiança no sector Social mas aquando da sobrevalorização desta, os índices de confiança Sociais submergiram num “mar outrora inexplorado”, ou seja, provocou uma contracção e uma histotromia inigualáveis, tendo o seu início no campo Financeiro, afectando o sector Económico, influenciando, indiscutivelmente, o Social.


Contextualizando o panorama Económico-Financeiro vigente, desde a sua fase embrionária até á data actual, quais as proporções atingidas a nível Social, quando avaliado o comportamento populacional em extractos colectivos?


Na questão um abordamos a perspectiva individual das relações sociais quando influenciadas pela crise Económico-Financeira. Indubitavelmente, ambos os extractos complementam-se. Considerando a perspectiva individualista, ao existir uma elevada contracção da confiança, ou seja, a menor predisposição de cada indivíduo relacionar-se com outro, então o conceito de grupo sairá altamente prejudicado, independentemente dos seus critérios.

Nota-se, actualmente, uma falta de união atroz. Considerando o panorama actual, é compreensível que a normalidade dos índices de confiança seja menos positivo comparativamente aos ciclos de ascensão económica. Na minha óptica, para contornar os efeitos da crise em que nos encontramos e para rapidamente retomar o rumo da ascensão, é necessário rever os conceitos de confiança e união. Afirmo isto uma vez que, indiscutivelmente, apenas com uma união forte, inovadora e democratizada de todas as Nações, aliada a uma confiança inexorável poderemos limitar o cenário de crise, ambicionando um cenário de prosperidade Económico-Financeira e Social.

Nenhuma Entidade ou Instituição é composta unicamente por individualidades. Todas funcionam num grupo, por mais restrito que possa ser. Esses mesmos necessitam, obrigatoriamente, de ter uma relação assente em pilares de confiança e união com o objectivo de proporcionar o bem-estar, não só individual pessoal e profissional, bem como e não menos fundamental, o da Instituição ou entidade que representa. É fundamental a adopção de medidas deste carácter para suprimir o estado em que a sociedade global atravessa.


Fonte: Social Science Research Solutions, USA (Confiança da população Americana nas Instituições. Escala: 0-5)

Em tom de conclusão, pode-se afirmar que existe uma “crise de confiança sem precedentes”que necessita, urgentemente, de ser debatida.

09 junho 2009

A melhor capa de jornal pós-eleitoral:


Caros companheiros,

A 3 de Junho, a Eurosondagem diz que o PS vence o PSD por 4 pontos, dando uma votação de 36% ao PS http://sic.aeiou.pt/online/noticias/portugal2009/20090605+sondagem+europeias.htm
- Ontem o que se verificou foi que a votação foi inferior em 10 pontos percentuais para o PS, relativamente ao previsto na referida sondagem, representando um erro de 27.,8% relativamente ao previsto inicialmente,
- A sondagem estava referenciada como tendo um erro máximo de 2,17% para um grau de probabilidade de 95%, tendo o erro sido de 10 vezes superior!
- A mesma empresa, apresenta ontem, em noite de resultados eleitorais uma nova sondagem a dar a vitória ao PS com 39,6% e 33% para o PSD

- Considerando que a sondagem foi efectuada nos mesmos dias e sob o mesmo métiodo, o erro detectado agora com o sufrágio verificar-se-á, também, nesta sondagem pelo que o PSD VENCERIA AS ELEIÇÕES LEGISLATIVAS!!!
- VAMOS DIZER BASTA À MANIPULAÇÃO DA OPINIÃO PÚBLICA, DOS MÉDIA E DAS EMPRESAS DE SONDAGEM POR PARTE DO PS!
- VAMOS DIZER BASTA À GOVERNAÇÃO SOCIALISTA QUE MAIS UMA VEZ DEMONSTROU QUE É PERITA EM MASCARAR A REALIDADE!
- VAMOS DIZER BASTA À FALTA DE PROFISSIONALISMO DA CLASSE JORNALÍSTICA QUE SITEMÁTICAMENTE JULGA NA PRAÇA PÚBLICA O PSD!
- NÃO PODEMOS ADMITIR QUE EM NOITE DE UMA ESTRONDOSA VITÓRIA DO NOSSO PARTIDO OS JORNALISTAS QUEIRAM QUE SE COMENTE UMA SONDAGEM, FEITA PELA MESMA EMNPRESA, QUE NO MOMENTO SE TINHA COMPROVADO TER MANUPULADO OS RESULTADOS EM 10%!
- NÃO PODEMOS ADMITIR A FALTA DE CARÁCTER DOS SOCIALISTAS QUE COM UMA DERROTA PESADÍSSIMA CONTINUEM, ORGULHOSAMENTE SÓS, NAS SUAS POLÍTICAS DEVASTADORAS PARA O NOSSO PAÍS!
- VAMOS CONTINUAR O NOSSO TRABALHO PARA ASSEGURARMOS O PORTUGAL DE VERDADE, O PORTUGAL DA SOCIAL DEMOCRACIA!
- A UNIÃO EM TORNO DA NOSSA LÍDER E DO SEU PROJECTO É FUNDAMENTAL PARA O FUTURO DE PORTUGAL!
- OS PORTUGUESES RECONHECEM NOVAMENTE A CAPACIDADE GOVERNATIVA DO PSD!
- VAMOS LUTAR PELO NOSSO PROJECTO PORTUGAL DE VERDADE E DEIXAR OS SOCIALISTAS NO SEU PAÍS VIRTUAL BASEADO EM SONDAGENS ENCOMENDADAS À MEDIDA, EM MENTIRAS, DETORPAÇÕES, NÉBULAS E INCOMPETÊNCIA DECLARADA E MASCARADA!

Afinal, quem é que é vencedor?


Frequentemente mostram José Sócrates e o PS, como vencedores, mas a realidade demonstra o contrário. Vejamos:

1.) Sócrates foi eleito Secretário-Geral do PS em Setembro de 2004, após a vitória nas eleições europeias do PS sobre a coligação “Força Portugal” (PSD/CDS);

2.) Em Dezembro de 2004 o Governo de Santana Lopes foi tristemente derrubado por Jorge Sampaio, ficando marcadas eleições Legislativas para Fevereiro de 2005;

3.) Em Fevereiro de 2005, Sócrates obtém a sua maioria absoluta e até ao momento única vitória em eleições nacionais;

4.) Outubro de 2005, o PSD vence claramente as eleições autárquicas a nível nacional e nos principais concelhos de Portugal;

5.) Janeiro de 2006, Cavaco Silva é eleito Presidente da República e o destravado Mário Soares, apoiado por Sócrates fica em terceiro lugar;

6.) No domingo o PSD volta a vencer um acto eleitoral e com uma vantagem superior a 5% sobre o PS.

Analisados os factos anteriormente apresentados, Sócrates apenas venceu as eleições em que foi eleito Primeiro-Ministro, desde aí tem somado derrotas atrás de derrotas, mas não entendo porquê se dá a imagem de um vencedor e frequentemente se tenta subestimar e até desmoralizar o PSD. Entender entendo, só não percebo tanta desonestidade intelectual da parte de tanta gente e da comunicação social sobretudo.

Assim se conclui que o partido que tem merecido a confiança dos portugueses tem sido o PSD. Mas o trabalho tem de continuar.

Agora, para se consolidar a vitória nas europeias, é tempo de elaborar as propostas correctas, exequíveis, necessárias mas sobretudo verdadeiras, para oferecer aos portugueses a verdadeira alternativa de Governo, que ainda vá a tempo de colocar PORTUGAL no rumo certo, após mais um desgoverno socialista, que após esta derrota ainda mais desorientados e desesperados estarão.

Não baixamos os braços e vamos continuar a trabalhar, pelos portugueses!

08 junho 2009

" Dez derrotados na comunicação"


Apenas umas horas após uma vitória justissima e que a todos nos deixou bastante felizes, bastantes leituras podem ser feitas sobre este acto eleitoral. Mas a próximidade do acto e o sentimento de grande alegria não ajudam a que essa leitura possa ser feita com a calma e afastamento necessarios a umas eleições que nos deixam muito para reflectir . Por isso mesmo este post é dedicado a uma classe da nossa sociedade cujo comportamento, acto eleitoral após acto eleitoral, serve para falsear e condicionar aquela que deve ser a escolha livre de um povo. Felizmente desta vez não tiveram sucesso, mas ainda a noite eleitoral não tinha acabado e já estes senhores se empenhavam em distorcer a verdade tendo em vista as seguintes eleições.

Mas em vez de aprofundar, deixo-vos um artigo de opinião de Eduardo Cintra Torres no jornal PUBLICO que retrata exactamente aquilo que eu (e espero que muitos de nós) penso:


07 junho 2009

Vitória!


Foi a vontade. Foi a dedicação total aos Portugueses. Foi o espírito vencedor. Foi a enormíssima disponibilidade de todos nós, Sociais Democratas, que originou a vitória do nosso partido. É um orgulho fazer parte desta instituição partidária. É o partido do Futuro, o partido da mudança, o partido da democracia, o partido da liberdade mas, fundamentalmente, o Partido que representa a voz da Família Portuguesa na União Europeia.

E é neste contexto e neste espírito que afirmo a minha total dedicação a esta instituição, segura dos seus ideais e sem nunca os colocar em segundo plano.

Força PSD, força Portugal!


Um bem haja,

Marco Dias Rodrigues

04 junho 2009

A cavalgada das europeias


Começa hoje a dança das europeias.... Nós por cá só votamos dia 7 de Junho mas a Holanda e o Reino Unido vão hoje a votos. Acredito que por esta Europa fora a rainha das votações vai ser abstenção com a excepção da Roménia e Itália. Refiro a Roménia pois a candidata é a menina da foto. Para os mais incultos,chama-se Elena Basescu é a filha mais nova do Presidente da Roménia, tem 28 anos e muito escândalo cor-de-rosa no currículo. mas não nos podemos esquecer de acrescentar as frequentes gaffes e calinadas na gramática da menina.
Em relação a Italia, não preciso dar muitas explicações basta pensar na lista de modelos e actrizes que constituem os candidatos e nomeadamente o principe da Saboia Emmanuel Filiberto...

Será que por serem celebridades leva ao voto?
Vou esperar para ver...

Até ao proximo post
Dri

03 junho 2009


Sábado sob um calor abrasador, demos um grande passo rumo á vitória de 7 de Junho.Para quem tenha dúvidas, basta ver aqui!
Os portugueses, já não vão na cantiga de enganos de Sócrates e muito menos no estilo, ou falta dele de Vital Moreira. Alguém que não sabe como veio parar a uma campanha eleitoral e tal como aqueles que não sabem jogar futebol, se limitam a rasteirar o adversário, de uma forma vil e nada séria.
Com política séria e de verdade, dizendo e fazendo o que tem que ser feito, Portugal entrará no rumo certo!

Ainda não assinaste?!

Mais informações aqui.

01 junho 2009

Crónicas de uma noite de sábado !

Sábado á noite, com um belíssimo tempo a convidar aos mais variados programas, vi-me acometido de um certo espírito de militância e na companhia de um familiar desloquei-me a Barcelos para o comício do PSD que estava marcado para as nove horas da noite. Fi-lo porque quis apoiar uma candidatura que está a fazer um notável trabalho e também porque tendo esta CPN anunciado para breve o fim da era dos comícios esta podia ser uma das ultimas oportunidades de desfrutar de tal experiência.
Cheguei a Barcelos por volta das 21:30, e vendo o pavilhão ainda fechado e uma movimentação reduzida fui tomar um cafézinho pois a noite estava convidativa. Certo de que de Vila Verde a mobilização seria forte, estava no entanto curioso para ver que tal se mobilizavam as restantes concelhias do distrito para esta grande prova de força da Distrital de Braga. Não tive de esperar muito, eis que chegam 5 camionetas. Seriam de Braga? Guimarães? Famalicão? Não, são de Paredes de Coura!? Eis que os nossos companheiros do distrito de Viana dão provas do seu espírito solidário e mobilizam-se no apoio ao partido.
Finalmente abrem-se as portas e as pessoas entram por uma entrada exígua. O pavilhão encontrava-se dividido a meio por um pano, o que reduzia a sua lotação para metade(para quem não conhece, o pavilhão de Barcelos é um pavilhão de média dimensão), afinal a prudência nunca fez mal a ninguém. A grande maioria dirigiu-se para as bancadas, apesar dos apelos de dirigentes do partido e da jota, e estas ficaram rapidamente bem compostas. O problema é que no recinto encontravam-se vários espaços vazios e como o caudal de pessoas que entravam era já bastante reduzido, estávamos perante um cenário complicado, que passaria uma imágem bastante má para o pais. E eis que entra em cena um speaker que é um verdadeiro case-study de falta de jeito para a ocupação. Primeiro avisou que estavam varias camionetas a chegar e que ia demorar mais um pouco a começar (nunca chegaram as camionetas); depois resolveu chantagear as pessoas dizendo-lhes que o comício não começaria enquanto não se deslocassem das bancadas para o recinto (no que foi absolutamente ignorado, como alías merecia).
Perante um calor abrasador, lá começou o comício, com 1:45 de atraso e cerca de 1000 pessoas, o que é razoável para um sábado de muito calor. Primeiro deu as boas vindas o presidente da distrital da JSD de Braga no que foi seguido por um belo discurso do "nosso" candidato, Joaquim Biancard Cruz. Seguiu-se o "candidato do Minho" com um discurso acente na emoção e claramente a beneficiar do" factor casa". Finalmente falou Paulo Rangel que fez um discurso sério e equilibrado, acentuando muito do que tinha dito nos últimos dias e mostrando estar em grande forma. Segue-se Manuela Ferreira Leite.
A presidente do partido entrou bem disposta, atacando o governo Sócrates e o PS com alguma ironia e boa disposição. Parecia lançada para um bom discurso. Foi então que os factores calor e adiantado da hora se fizeram notar. O burburinho foi crescendo ao longo do discursos e as bancadas iam-se esvaziando com a líder ainda a meio da sua intervenção. Isto claramente desconcentrou MFL, que perdeu o ritmo e nunca mais recuperou o publico, pese embora os seus alertas de que ia dizer algo de importante e devia-mos ter atenção. Já era tarde de demais.
No fim tivemos e tradicional Hino Nacional e podemos ver no palco alguns membros da lista (Graça Carvalho, Mário David), Rui Rio (para que se traz o nº2 do partido e candidato á câmara do Porto, se depois o deixam atrás do pano onde ninguém o vê?), e até tivemos a honra de ter uma raríssima aparição publica neste distrito dos Deputados eleitos pelo circulo de Braga, Virgílio Costa; Jorge Pereira; Fernando Pereira e Emidio Guerreiro (MFL tinha a honra de ter consigo no palco mais de 250 faltas á AR nesta legislatura).
No fim de contas, não foi dos melhores momentos do nosso partido. Não foi um fiasco (como a televisão se apressou a dizer), mas numa campanha até então a correr muito bem e numas eleições que podemos ganhar não podemos dar o mínimo sinal de fraqueza. E num dia em que o PS enchia um comício em Braga(apesar dos espelhos e cadeiras), a distrital de Braga deu um tiro no pé de Paulo Rangel sem que este tivesse culpa nenhuma (e do qual recuperou bem, como se viu pela campanha no Alentejo no dia seguinte).Como bem lembrou o Prof. Marcelo, a imagem conta muitíssimo em eleições. E a que passou foi sofrivel.

Esta, meus amigos, foi a minha noite de Sábado.

Até á próxima, e como diz o nosso líder Pedro Rodrigues: VIVA A JSD; VIVA O PSD, MAS VIVA SEMPRE, E EM PRIMEIRO LUGAR, PORTUGAL ;)

Dia Mundial de Criança


hoje é o dia deles..... E como dizia Fernando Pessoa: "Mais vale ser criança do que querer compreender o mundo."

ate ao proximo post....
Dri